Encontro sobre Programa Universitário de Educação Ambiental

Docentes que lecionam no 1.º ano da graduação discutiram maneiras de incluir a questão ambiental em suas aulas (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Com o objetivo de envolver os docentes que lecionam no primeiro ano dos cursos da ESALQ na ambientalização das disciplinas, os responsáveis pelo Programa Universitário de Educação Ambiental (Puea) realizaram na manhã do dia 25 de fevereiro de 2015, encontro para discutir o tema. Ao todo, estiveram presentes 15 profissionais da Escola, entre docentes, pesquisadores e representantes das Comissões de Coordenação de Curso (CoCs).

A organização foi do professor do Departamento de Ciências Florestais (LCF) e responsável pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da ESALQ, Marcos Sorrentino; presidente da Comissão de Graduação, professor Antonio Augusto Domingos Coelho; e do assessor da Sociedade de Gestão Ambiental (SGA) e professor do Departamento de Ciências do Solo (LSO), Miguel Cooper.

A reunião envolveu a apresentação de vídeo sobre o ‘3.º Seminário de Sustentabilidade na Universidade’, que aconteceu na USP de São Carlos, em 2011, para apresentar as ações e consequências reais dessa iniciativa. Foram discutidos, ainda, os resultados do diagnóstico de ambientalização curricular junto aos docentes de 1.º ano da ESALQ, feito nos anos de 2013 e 1014, e realizada atividade em grupo.

Um dos responsáveis pelo programa, o professor Marcos Sorrentino, explicou que o Puea busca promover a sustentabilidade e a ambientalização do estudo (ao incluir esse tema nas disciplinas), da pesquisa, da extensão e da gestão. “Nós estamos vivendo uma situação de crise socioambiental em todo o planeta, então precisamos tomar medidas de enfreamento dos problemas planetários, a partir da nossa ação cotidiana”, explicou. Segundo Sorrentino, o diálogo promovido objetiva potencializar as pessoas pra que se sintam fortalecidas a promover mudanças na sua forma de ensinar, pesquisar e administrar.

“O envolvimento e formação socioambiental da comunidade é fundamental para incorporar a sustentabilidade dentro da universidade”, afirmou a educadora do USP Recicla, Ana Maria de Meira, que também faz parte do projeto. Ela esclareceu que o Puea foi aprovado na Congregação da faculdade, em abril de 2013, mas que o início de sua elaboração foi em 2009, quando um grupo de professores, funcionários e estudantes viram a necessidade de trazer as questões ambientais para o dia a dia da ESALQ. “A ambientalização é um desafio e ainda temos muito a caminhar para sua implementação, mas passos importantes estão sendo dados”.

A partir do encontro, os professores começarão a pensar nos modos de incluir ou aprimorar a discussão ambiental em suas aulas. Enquanto isso, o Puea realizará o acompanhamento contínuo em suas quatro esferas de estudo: gestão, ensino, pesquisa e extensão, colocando-se à disposição para auxiliar no processo de ambientalização da universidade.

Alessandra Faveri Postali - Estagiária de Jornalismo
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar