
O projeto SolidarESA, da Casa do Produtor Rural, fez a doação de mais de 3 mil espigas de milho verde para várias entidades assistenciais em Piracicaba. Esta ação, que beneficia crianças, adolescentes e idosos, demonstra como a extensão universitária pode ser uma aliada nas práticas de responsabilidade social, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para quem realmente necessita.
Apesar do cultivo do milho verde não ser a cultura principal desta edição, que focará na cultura da mandioca, com início programado para julho e colheita estimada para 2027, o projeto optou por incluir o milho devido ao seu ciclo rápido e à sua versatilidade, tanto na alimentação quanto na agricultura.
O milho verde é um alimento nutritivo e importante para uma dieta equilibrada. Sua versatilidade enriquece a culinária de diversas formas. Desde opções simples, como o tradicional milho cozido, até receitas mais elaboradas, ele se destaca como um ingrediente valioso na mesa dos brasileiros, oferecendo não apenas sabor, mas também benefícios à saúde.
As entidades que foram beneficiadas com o milho incluem: Educando para o Esporte, Caravanarte, Avistar, Apasp, G5, Lar dos Velhinhos, Casa do Hip Hop, Cantinho do Céu, Aliança de Misericórdia, Lar Escola, Casa do Bom Menino e Centro de Reabilitação. Elas têm a responsabilidade de distribuir o milho verde, assegurando que a ação realmente beneficie a comunidade.
Além de ser uma excelente fonte de nutrientes, é um dos cereais mais cultivados no Brasil, desempenhando um papel importante na economia brasileira. O milho verde se destaca por sua capacidade de se adaptar a diversas condições climáticas do país, possibilitando sua produção em diferentes regiões e épocas do ano. Essa flexibilidade torna essa cultura estratégica para a segurança alimentar e essencial na rotação de culturas.
É ainda, vital para a agricultura familiar, pois oferece alta rentabilidade em um ciclo curto, com colheita em torno de 90 a 100 dias. Essa característica permite que pequenos produtores gerem renda de forma rápida e diversifiquem sua produção, contribuindo para a sustentabilidade econômica das famílias rurais.
A venda de milho verde, seja in natura (em espigas) ou minimamente processado, oferece um valor agregado considerável em comparação ao milho seco, que passa por processos industriais para produzir diversos produtos derivados. Essa característica permite que pequenos e médios produtores aumentem seus lucros por hectare, tornando-se uma alternativa agrícola rentável.
A colaboração entre alunos, professores e funcionários na área de cultivo possibilita essa produção de alimentos, resultando em um impacto social muito positivo. Dessa forma, o SolidarESA vai além da mera distribuição de alimentos; este projeto se transforma em uma rede de apoio comprometida com a promoção da inclusão social.
O projeto tem a corresponsabilidade do Departamento de Genética e o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP), do Programa Unificado de Bolsas (PUB), e da Comissão e Serviço de Cultura e Extensão Universitária – CCEx/SVCEx. Para mais informações, entre em contato com a Casa do Produtor Rural da ESALQ.
Casa do Produtor Rural
Telefone: (19) 3429-4178
E-mail: cprural@usp.br
Texto: Marcela Matavelli | Coordenação/Comunicação – Casa do Produtor Rural da Esalq/USP