Centro de Estudos Linguísticos (CEL) auxilia no aperfeiçoamento do segundo idioma

Juliano Meneghini e Fernanda Bacellar (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

O domínio de um segundo idioma é tarefa cada vez mais procurada e necessária para quem deseja, ainda nos bancos universitários, incrementar sua formação acadêmica. No ambiente profissional, dominar a língua inglesa, por exemplo, pode resultar em oportunidades de intercâmbio.

Na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), alunos de graduação, docentes e servidores contam com o apoio do Centro de Estudos Linguísticos (CEL). Por meio do Laboratório de Línguas, o CEL conta com ferramentas didático-pedagógicas de última geração para o ensino de inglês, francês, espanhol e português para os alunos estrangeiros.

Outro serviço oferecido pelo CEL é a aplicação do Test of English for International Communication (TOEIC), um teste com reconhecimento e padrão internacional de qualificação. Apostilado, o TOEIC é composto por 200 questões, sendo 100 de compreensão auditiva e 100 de escrita. Sua aplicação é de duas horas e sua validade é de dois anos.

Em 2013, o CEL encerrou as atividades com 120 alunos, entre alunos de graduação e servidores, que desenvolvem projetos temáticos na aplicação do idioma inglês. “No último semestre nosso tema foi 'Knowing the World – Conhecendo o Mundo', oportunidade na qual os alunos estudaram a cultura dos países de sua preferência, seus aspectos sociais, científicos, políticos, entre outros pontos, com o intuito de prepararem uma apresentação oral e escrita”, explica Fernanda Bacellar, coordenadora do CEL.

Alto desempenho – Juliano Meneghini cursou a graduação em Ciências dos Alimentos entre 2006 e 2010 e hoje atua como auxiliar administrativo na Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM), da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ). No segundo semestre de 2013, Meneghini foi aluno de nível intermediário 3 no CEL. “O retorno ao estudo da língua inglesa neste semestre melhorou a fluência e velocidade de raciocínio”. No final do ano, realizou o TOEIC e, dos 990 pontos possíveis, o auxiliar obteve 980. “Com essa classificação, o Juliano se enquadra em nível proficiente, demonstrando total comando das quatro habilidades da língua inglesa de forma apropriada, correta e fluente”, comemora Fernanda Bacellar.

Manoz Crozet é francesa, estudante da AgroParisTech que cursa o programa de duplo diploma (DD) em Engenharia Agronômica. Para concluir o DD, os estudantes necessitam demonstrar proficiência em língua inglesa e, além das aulas de português, Manon também utilizou os serviços do CEL na execução do TOEIC. “A estrutura da sala onde o TOEIC foi realizado é excelente, a acústica é ótima”, ressalta Manoz, que também obteve 980 pontos no exame aplicado no último mês de dezembro.

Para 2014, estão abertas as inscrições para as aulas dos cursos de língua inglesa, que terão início em 24 de fevereiro e término em 4 de julho. Os cursos estão separados por modalidade (introdutório, básico, intermediário, avançado, conversação e preparação para o TOEIC) e os interessados em participar devem fazer sua inscrição, de 3 a 20 de fevereiro, no CEL, das 12h às 18h. Os alunos de graduação devem levar cópia do histórico escolar atualizada com média ponderada e os ingressantes, além do histórico escolar do Ensino Médio, a sua colocação no vestibular da Fuvest. O processo seletivo será realizado respeitando-se o número de vagas existentes (50).

Texto: Caio Albuquerque (04/02/2014)