ESALQ realiza semana de recepção ao ingressante

Ingressantes recepcionados no domingo, dia 16 (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Após a efetivação da matrícula dos novos alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), ocorrida nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014, a Comissão de Integração da Escola preparou um modelo de acolhimento aos ingressantes contemplando uma semana de atividades variadas. A programação terá início no domingo que antecede o início das aulas, 16 de fevereiro de 2014, e se estenderá até 21de fevereiro de 2014.

A cada dia da semana de integração, os 430 ingressantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Administração estarão diante de temas distintos. No domingo (16/02), acontecerá o “Dia para recepção dos ingressantes e familiares”. Neste dia, no Ginásio de Esportes da ESALQ, estão programadas a entrega de donativos pelos ingressantes e o recebimento de crachás e canecas (8h30); apresentação oficial pelos dirigentes do Campus e coordenadores de cursos (9h); palestra motivacional com o engenheiro agrônomo egresso da ESALQ Roberto Rodrigues (9h30); apresentação dos cursos pelas Comissões de Cursos e Centros Acadêmicos, com deslocamento para salas específicas de cada um dos sete cursos (10h30); almoço no Restaurante Universitário e apresentação musical com a Banda Sgroovinelas (12h30); acomodação nas moradias (15h).

Na segunda-feira (17/02), será a vez do “Dia da Integração”. Para este dia estão programados, no Ginásio de Esportes da ESALQ, café da manhã e apresentação musical com DJ Drips (9h); boas vindas pela Diretoria, Comissão de Graduação e Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz” (CALQ) e, logo após, uma divisão em dez grupos (de 20 a 30 estudantes) de acolhimento para integração entre os diferentes cursos (10h); encerramento da atividade em cada grupo com exposição do material produzido no Prédio 2, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) (11h45); aulas de introdução dos cursos diurnos (14h); aulas de introdução dos cursos noturnos (19h).

Na terça-feira (18/02), acontecerá o “Dia da Extensão Universitária: entender para engajar”, das 8h às 12h, no Prédio 2 do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), com chegada dos grupos no local (8h); abertura da Feira com Grupos de Extensão da ESALQ (9h); palestras paralelas sobre Permanência e Extensão: ‘Bolsas e Estágios na USP’, ‘Permanência e Formação’, ‘Extensão na Universidade’ (9h30).  Clique aqui para assistir a matéria da TV. No período da tarde, as atividades acontecerão no Anfiteatro e Hall do Pavilhão de Engenharia, com duas mesas-redondas. A primeira sobre ‘Internacionalização e Valores na USP’, com as apresentações ‘Internacionalização’ e ‘Valores da Universidade’ (14h30) - clique aqui para assistir a matéria da TV , que apresenta entrevista com o prof. Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de Graduação da USP, a segunda sobre ‘A vida nas moradias’, com apresentações que focarão ‘A Casa do Estudante’, ‘A Vila Estudantil’ e ‘As Repúblicas’ (16h). No período noturno, mesas redondas sobre ‘Permanência e Formação, Internacionalização e Valores da Universidade’ (19h).

A quarta-feira (19/02) será mais um dia dedicado à “Extensão Universitária: entender para engajar”. No período da manhã, das 8h às 12h, no Prédio 2 do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), a programação será idêntica ao dia anterior. Já no período da tarde, das 14h às 19h, no Ginásio de Esportes da ESALQ, acontecerão apresentações ‘Símbolos da ESALQ’, ‘Gestão – Diretoria da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” (AAALQ)’ e da ‘Seção Técnica de Práticas Esportivas (SCPRAES), seguida de ‘Clínicas Esportivas’ e demonstração da ‘TOBALQ’. O período noturno ficou reservado para mesa redonda com o tema ‘Atividade sobre Educação Ambiental’ (19h).

A quinta-feira (20/02) será o “Dia do Compromisso Socioambiental”. Das 8h às 12h, com saída do Ginásio de Esportes da ESALQ, os grupos de alunos farão entrega de donativos às entidades assistenciais Lar Betel e Reciclador Solidário e também ao programa Equoterapia da Escola, além de outras duas atividades – ‘Plantio de mudas’ e ‘Agroecologia’. No período da tarde, as ações se iniciam com a palestra ‘O papel do estudante na gestão socioambiental do Campus’ (14h), no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia. Das 14h40 às 17h15 acontecerão as oficinas ‘Agroecologia’, ‘USP Recicla’, ‘Vivência com Plano diretor Socioambiental’ e ‘Compostagem CEPARA’. Logo depois, os estudantes poderão assistir ao ‘Música na ESALQ’, no Salão Nobre, do Edifício Central (17h45). No período noturno, ocorrerá a ‘Atividade Conjunta dos Centros Acadêmicos’, no Centro de Vivência - CV (19h).

A sexta-feira (21/02) estará focada no tema “Conhecendo a história do Campus e da cidade”. Neste dia, das 9h às 12h, acontecerá uma visita monitorada à exposição “Do passado ao presente” no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e um tour pelos pontos turísticos de Piracicaba, este último com apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Clique aqui para assistir a matéria da TV.

Clique aqui para assistir à matéria da TV - Recepção aos Ingressantes 2014.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (13/02/2014)

Boletim 10 - edição especial de lançamento