Orquestra Feminina de Viola Caipira se apresenta no Música na ESALQ

Orquestra "As Piracicabanas" (Crédito: Divulgação)

O Projeto Música na ESALQ, concebido para valorizar e divulgar artistas por meio de apresentações musicais, reinicia as apresentações em 2014 trazendo um grupo formado por mulheres que cultivam a genuína música caipiracicabana. A Orquestra de Viola “As Piracicabanas” se apresentará no próximo dia 20 de fevereiro, às 17h45, no Salão Nobre, do Edifício Central da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Nascida com o objetivo de incentivar e divulgar a tão conhecida e comentada música caipiracicabana, a Orquestra Feminina de Viola Caipira traz o mais requintado repertório da música raiz, principalmente temas que se referem à cidade de Piracicaba, como a tão conhecida Rio de Lágrimas, de Lourival dos Santos, Tião Carreiro e Piraci e tantas outras pedras preciosas que são lapidadas nas cordas de violas caipiras.

Sob regência de Marcela Costa, o grupo é composto por vinte e uma integrantes. Na apresentação que acontecerá na ESALQ, o grupo se apresentará com Andréa Martins (percussão e voz), Adriana Manieri Parizotto (viola base e voz), Dóris Celeste Galvane Franzin (violão base e voz), Ellen Vitti Belotti (violão base e voz), Gabriela Manieri Parizotto (viola base e voz), Ivete da Silva Cunha Machado (violão solo e voz), Irene Samuel Casali (viola base e voz), Jocilene Mantelato Pecorari (viola solo e voz), Lazara Coral (viola base e voz), Marcela Costa (viola solo), Maria Inês da Costa (viola base e voz), Marilza Ap. Stolf (viola solo e voz), Roseli Grisotto (violão base e voz), Silvia Cristina Correr (violão base e voz). A orquestra contará com a participação especial de “Tutu” (baixo).

Programa - O grupo apresentará Disparada, de Geraldo Vandré e Theo de Barros; Triste berrante, de Adauto Santos; Mundo velho, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos; Encantos da natureza, de Tião Carreiro e Luiz de Castro; Tocando em frente, de Almir Sater e Renato Teixeira; De papo pro ar, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano; Chalana, de Mario Zan e Arlindo Pinto; Barranca do Rio, de Mazinho Quevedo; Guacira, de Heckel Tavares e Joracy Camargo; India, de J. A. Flores e M. O. Guerreiro; Franguinho na panela, de Moacir dos Santos e Paraíso; Romaria, de Renato Teixeira; Rio de Lágrimas, de Tião Carreiro, Lourival dos Santos e Piraci.

A realização é da USP/ESALQ, por meio da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária.

A entrada é franca.

Projeto - O “Música na ESALQ” surgiu com um prospecto para o Salão Nobre, para divulgar a música de formação de plateia universitária e integrar a comunidade interna e externa do Campus. O projeto acontece toda última quinta-feira de cada mês.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (14/02/2014)

Boletim 10 - edição especial de lançamento