Programa Unificado de Bolsas de estudo para estudantes de Graduação

O Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação é uma ação da Universidade de São Paulo que visa a congregar os programas de bolsas: Ensinar com Pesquisa, Tutoria Científico-Acadêmica, Aprender com Cultura e Extensão e Iniciação Científica, vinculados às Pró-Reitorias de Graduação, de Cultura e Extensão e de Pesquisa, respectivamente, em um único programa de bolsas de estudos integrado à Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil.

A unificação dos programas permitiu à USP aumentar o investimento em número de bolsas para os estudantes que apresentam dificuldades socioeconômicas e, ao mesmo tempo, reduzir o número de processos e de editais com a mesma finalidade na universidade, dar maior transparência ao processo de seleção e maior visibilidade ao programa de Permanência e Formação Estudantil.

O número total de bolsas para o presente Edital é de 4.800 bolsas.

O programa objetiva fomentar o engajamento do corpo discente nas atividades-fim da USP bem como permitir que realizem investigação científica de forma a contribuir para a formação acadêmica.

Os projetos a serem apresentados pelos docentes deverão indicar de que forma contribuem para o desenvolvimento de competências e para formação dos estudantes envolvidos. Docentes e estudantes devem se inscrever de 8 de maio de 2015 até 3 de junho de 2015.

Para a inscrição os docentes deverão acessar o Sistema Corporativo Juno (https://uspdigital.usp.br/juno) e, inicialmente, indicar uma das vertentes que será associada ao projeto, a saber:
1. ensino,
2. cultura e extensão,
3. pesquisa.

O projeto deve conter:
1.Título
2. Finalidade e relevância
3. Objetivos e descrição sumária
4. Ações e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo(s) bolsista(s)
5. Resultados esperados e indicadores de acompanhamento
6. Número de bolsistas solicitados (mínimo e o ideal) para o desenvolvimento do projeto
7. Número de estudantes ingressantes 2015 que o docente pretende inserir no projeto (mínimo e ideal)
8. Número total de participantes não bolsistas
9. Outras informações que sejam relevantes para o processo de avaliação das propostas.

Segue em PDF o edital completo do Programa.