Diretor da ESALQ é eleito presidente da Comissão de Assuntos Acadêmicos da USP

José Vicente Caixeta Filho (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Em 11 de fevereiro de 2014, foi realizada na Universidade de São Paulo (USP), reunião do Conselho Universitário (CO) da instituição que deliberou, entre outros, as composições das Comissões de Orçamento e Patrimônio (COP), de Atividades Acadêmicas (CAA) e de Legislação e Recursos (CLR) que apoiarão a atual gestão de reitor Marco Antonio Zago. Naquela reunião, o diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), José Vicente Caixeta Filho, foi um dos seis docentes eleitos para a composição da CAA, alcançando 82 votos, dos 96 votantes. Nesse processo participam somente diretores de Unidades ou membros do CO da USP.

Dessa forma, a CAA tornou-se constituída por  José Vicente Caixeta Filho, da ESALQ, com 82 votos; Terezinha de Jesus Andreoli Pinto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas  (USP/FCF), com 82 votos; Carlos Gilberto Carlotti Júnior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP/FMRP), com 76 votos; Marcelo de Andrade Romero, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP/FAU), com 72 votos; Jackson Cioni Bittencourt, do Instituto de Ciências Biomédicas (USP/ICB), com 70 votos; e Valdecir de Assis Janasi, do Instituto de Geociências (USP/IGc), com 65 votos.

Composta a CAA, na tarde de ontem, 20 de fevereiro de 2014, os membros eleitos se reuniram para escolher o presidente e o suplente da mesma. Desta feita, Caixeta foi  indicado, por unanimidade, a ocupar o cargo de presidente, e Marcelo de Andrade Romero, o cargo de suplente da presidência.

Caberá a essa Comissão propor ao CO critérios referentes à destinação de cargos de professor titular às unidades ou departamentos; deliberar sobre a distribuição dos cargos vagos de professor titular por delegação de competência do CO; opinar sobre as propostas das unidades relativas à redistribuição de cargos de professor titular vagos, bem como dos cargos de um departamento para outro ou de uma para outra unidade, encaminhando-os ao Reitor; e opinar sobre os demais casos encaminhados pelo Reitor e pelos Pró- Reitores.

Para o diretor da ESALQ, o fato das atribuições da CAA dizerem respeito à distribuição de cargos de professor titular e a questões relacionadas aos núcleos tanto de apoio à pesquisa quanto a outros núcleos, a criação de novas unidades, novos departamentos e novos cursos são assuntos que estão na pauta da ESALQ. “De uma certa forma, institucionalmente, o fato de eu ter sido indicado o presidente da Comissão acaba sendo um reconhecimento por toda a participação e importância da ESALQ naquilo que diga respeito à discussão desses assuntos. Assim, não votaram em mim. Na prática sim, mas é algo mais relacionado à instituição”, declarou o diretor.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (21.02.2014)