ESALQ inaugura obras no Departamento de Zootecnia (LZT)

José Vicente Caixeta Filho, Flavio Augusto Portela Santos e Fernando Seixas no ato de inauguração das obras (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) inaugurou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014, obras em diversas instalações do Departamento de Zootecnia (LZT). Na ocasião, estiveram presentes o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, a vice-diretora, Marisa A. B. Regitano d’Arce, o prefeito do Campus, Fernando Seixas, o chefe do LZT, Flavio Augusto Portela Santos, bem como docentes, funcionários e alunos de graduação e de pós-graduação.

“Este é um momento de significado especial considerando a amplitude e a repercussão nas diversas atividades envolvidas no Departamento de Zootecnia, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, declarou Caixeta.

As reformas envolveram readequação de salas de aula, anfiteatros e salas de professores, além da ampliação de laboratórios. Entre as instalações que receberam melhorias, o Pavilhão Walter Ramos Jardim e o prédio do Aviário tiveram reforma geral. No Pavilhão Nicolau Athanassof, foi executada a troca do forro e telhado, além das reformas dos anfiteatros e salas de professores e de pós-graduandos. Na Clínica do Leite foram construídos sanitários e área de vivência, além da reforma do laboratório. “Todas essas adequações de espaços e reformas fazem parte de um projeto de muitos anos, vindo de gestões anteriores, com objetivo de melhorar e ampliar nossas instalações. Assim podemos atender os cursos de graduação e pós-graduação em alto nível, além de incrementar nosso trabalho de extensão”, comentou Flavio Portela, chefe do LZT.

O prefeito do Campus, Fernando Seixas, comentou sobre a colaboração da equipe de engenheiros da Prefeitura na execução das obras e ressaltou a importância dessas instalações para a qualidade do ensino na ESALQ. “Novas estruturas estão sendo oferecidas aos nossos alunos, esse é o mérito principal da Universidade, dar a melhor condição para que seus estudantes se formem da melhor maneira possível”.

Detalhes e futuras obras – A reforma e adequação total do Pavilhão Walter Ramos Jardim, remodelou dez salas de professores, uma sala de aula com capacidade para 80 alunos, novos sanitários e duas novas salas de secretarias. No Pavilhão Nicolau Athanassof foi reformado o anfiteatro com capacidade para 110 pessoas e uma sala de aula para 80 alunos, além de cinco salas para professores, pós-graduandos e pós-docs. No Prédio do Aviário, a reforma geral envolveu readequação do anfiteatro para 60 pessoas, uma sala de aula para 80 alunos, cinco salas para professores e sanitários. Na Clínica do Leite, foi ampliado o Laboratório que hoje analisa e monitora a qualidade do leite consumido por 30 milhões de brasileiros. “Outras obras serão inaugurados no curto prazo, como um estábulo de confinamento de vacas leiteiras, além do centro de treinamento e recursos humanos, que foi reformado e ampliado. Está programada também transferência da fábrica de ração, de processamento e armazenamento da área de ruminantes para uma área próxima ao sistema de produção. Também foram aprovadas e estão no aguardo do cronograma oficial da Universidade obras nos setores de equinocultura, avicultura, piscicultura e suinocultura”, conclui o chefe do LZT.

Texto: Caio Albuquerque (26/02/2014)