ESALQ recebeu a primeira visita do reitor Marco Antonio Zago

Acompanhado do vice-reitor, Vahan Agopyan e do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, Zago conversou com estudantes (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom))

Um mês após assumir a reitoria da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago fez ontem, 27 de fevereiro de 2014, sua primeira visita como reitor ao Campus “Luiz de Queiroz”, da USP em Piracicaba. Pela manhã, participou da posse da nova diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Tsai Siu Mui. Na parte da tarde, as atividades envolveram a inauguração do prédio do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biologia Celular e Molecular na Agropecuária. O Núcleo é resultado de parceria entre quatrounidades da USP: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), centros de ensino e pesquisa que englobam as grandes áreas de ciências agrárias e biológicas voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos biotecnológicos com objetivo de incrementar a produtividade vegetal e animal.

Na sequência, às 14h, em companhia do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, além dos pró-reitores Antonio Carlos Hernandes (Graduação), Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco (Pós-Graduação), Maria Arminda do Nascimento Arruda (Cultura e Extensão Universitária), além do pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Marcelo Cândido da Silva e do Secretário Geral da USP, Ignaio Maria Poveda Velasco, Zago participou da 1.ª Reunião Ordinária da Congregação da ESALQ em 2014. Na ocasião, falou do momento atual da USP, das estratégias adotadas pela nova gestão reitoral e do objetivo em manter a qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos pela instituição.

Diálogo com estudantes – Finalmente, às 15h, no Salão Nobre do Edifício Central da ESALQ, Zago, Agopyan e Hernandes reuniram-se com estudantes de graduação e pós-graduação. Segundo palavras do reitor, o momento foi marcado pelo diálogo direto, uma vez que temas como moradia estudantil, atividades de extensão, reformas de currículo, representatividade e práticas esportivas e culturais fizeram parte das questões endereçadas aos gestores da USP. “Foi uma oportunidade muito grande de conversar diretamente com os estudantes. Isso parte da nossa concepção de que precisamos ter uma conversa sem intermediários. Eles tem as lideranças e as representações nos conselhos e congregações, mas nada substitui essa maneira de sentar e ouvi-los, ou seja, saber quais são as preocupações e interesses e de que forma os estudantes de fato avaliam e propõe soluções para seus problemas referentes à sua permanência na universidade e o andar dos cursos de graduação”.

Texto: Caio Albuquerque (28/02/2014)