Semana da Memória, Verdade e Justiça: 1964-2014 | 50 anos do Golpe Militar no Brasil (eventos na ESALQ de 1.º a 3 de abril)

Durante a Semana de Memória, Verdade e Justiça, o Centro Acadêmico "Luiz de Queiroz" promoverá debates e oficina com a proposta de resgatar a história dos brasileiros e relembrar a luta contra a Ditadura Militar no Brasil para conhecer a verdade e exigir justiça frente aos crimes cometidos nesse período.

A programação de atividades na ESALQ é:
1.º de abril (terça-feira): Dia da Memória
- manhã (10h - 12h): Oficina para relembrar - momento de discussão e construção interativa de uma linha do tempo, a ser posteriormente exposta no CV, com os principais acontecimentos da época da Ditadura Militar no Brasil;
- tarde (14h - 18h): Memória viva com militantes que lutaram contra a ditadura, com as participações de Manuel Cyrillo (ex-Ação Libertadora Nacional - ALN) e Toninho (ex-Convergência Socialista).

2 de abril (quarta-feira): Dia da Verdade
- manhã (9h - 12h): o 'Movimento Estudantil na Ditadura e a ESALQ', com as participações de Thiago Para, diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), e o professor Oriowaldo Queda, docente aposentado do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ.  Esse debate será sobre como foi o Movimento Estudantil na época da Ditadura Militar, utilizando-se do histórico da União Nacional dos Estudantes (UNE) e como foi a vivência na ESALQ nesse período.
- tarde (14h - 18h): 'Herança da Ditadura nos dias de hoje', debate sobre duas grandes heranças do período militar nos dias atuais que são: a militarização da política e o domínio da informação através dos meios de comunicação. Participarão dessa atividade, Lira Alli, diretora de Memória, Verdade e Justiça da União Estadual dos Estudantes (UEE), Paulo Tavares Mariane, da Comissão Municipal da Verdade de Campinas, e Jefferson Mendes, do Quilombo Raça e Classe (CSP CONLUTAS).

3 de abril (quinta-feira): Dia da Justiça
- das 12h às 14h: homenagem ao estudante da ESALQ assassinado na época da Ditadura Militar.

Todas as atividades acontecerão no Centro de Vivência (C.V) do Campus "Luiz de Queiroz" e são abertas para docentes, funcionários, estudantes da das Unidades locais, bem como para a sociedade piracicabana.

Boletim 16