Superintendência do Espaço Físico (SEF) inaugurou novo escritório no Campus "Luiz de Queiroz"

A edificação recebeu o nome do engenheiro Osmar Franscisco Mantelato (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Foi inaugurado no dia 6 de abril de 2014, no Campus “Luiz de Queiroz”, da USP em Piracicaba, o novo escritório da Superintendência do Espaço Físico (SEF). Na ocasião, realizou-se uma homenagem (in memorian) ao engenheiro Osmar Francisco Mantelato por sua contribuição prestada à Universidade, denominando o prédio com seu nome.

Com o intuito de proporcionar descentralização de serviços, principalmente na operação de aprovação de projetos e petição de serviços técnicos das unidades, os escritórios foram criados sob determinação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). Tendo iniciado atividades em dezembro de 2009, no Edifício Central da ESALQ, o escritório regional de Piracicaba fiscalizou a elaboração de projetos terceirizados pelas unidades de aproximadamente 50.000 m² de área projetada, entre reformas, adequações e novas edificações, além de grandes projetos para recuperação da infraestrutura.

Segundo o engenheiro Valter Antonio Milanez, chefe técnico de divisão da SEF-Escritório Piracicaba, o prédio inaugurado foi construído em 1945, onde funcionava uma serralheria do Departamento de Produção Vegetal (LPV). “O projeto de reforma foi concebido em 2009 e não previu ampliações, somente adequações, tendo uma área construída de 200 m². As obras começaram em fevereiro de 2013 e terminaram em junho do mesmo ano. Os recursos disponibilizados somaram um total de R$ 314.000,00”.

Milanez comenta ainda que os projetos somados se aproximam a dois milhões de reais de recursos investidos em um período de três anos. “Desenvolvemos com nossas equipes internas aproximadamente 10.000 m² de projetos e, atualmente, entre obras em planejamento, projetos e execução, o Campus se encontra com 52% de seus edifícios sob atendimento em alguma dessas fases pelo escritório. Lembrando que o nosso Campus possui cerca de 242.000 m² de área construída”, observa. Em Piracicaba, a equipe conta com nove profissionais, sendo três engenheiros civis, um arquiteto, um engenheiro eletricista, dois projetistas, uma secretária e um estagiário de engenharia civil.

Para José Vicente Caixeta Filho, diretor da ESALQ, o escritório regional da SEF, em Piracicaba, é uma referência muito importante para a USP. “Em um Campus como o nosso, tudo o que diz respeito à manutenção predial, novas obras e projetos, é sempre uma preocupação importante e nós temos certeza que todo esse trabalho já vem trazendo uma série de boas notícias para toda a comunidade. Nós temos uma área construída bastante expressiva, além de uma demanda por manutenção bastante alta. Certamente há também uma demanda muito forte para realização de novos projetos e edificações”.

Homenagem - O engenheiro Osmar Francisco Mantelato ingressou na USP em 1985, atuando como engenheiro de segurança do trabalho. A convite do então prefeito, professor Antonio Sanches de Oliveira, passou a ocupar o cargo de diretor da divisão, hoje denominada Divisão de Manutenção de Operação da Prefeitura do Campus USP "Luiz de Queiroz". Mantelato formou-se em engenharia civil, engenharia de segurança do trabalho e direito, com especialização em administração.

Em 1999, foi solicitado a prestar serviço junto à SEF, onde passou a responder pela área de segurança do trabalho e processos trabalhistas, em apoio à Procuradoria Jurídica da Universidade e ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do (SESMT).

Também atuou como fiscal de obras junto à Divisão de Fiscalização da SEF. Em 2009, devido a criação dos escritórios regionais, retornou ao campus de Piracicaba, a partir de sua nomeação como diretor da Divisão do Escritório Regional, onde prestou serviços de dezembro de 2009 até seu falecimento, em 8 de janeiro de 2010.

Segundo Caixeta, o fato de ter uma edificação apropriada para o escritório da SEF é motivo de grande satisfação. “É uma honra muito grande dar o nome desse prédio ao Fran, como costumávamos chamá-lo. Por meio desta homenagem, muitos vão contar sua história como exemplo de profissional, permitindo referenciar muitos dos trabalhos que ainda estão por vir”, concluiu.

Clique aqui para assistir a cobertura jornalística realizada pela TV USP Piracicaba.

Texto: Raiza Tronquin, estagiária de jornalismo (04/04/2014)