Capes anunciou avaliação trienal de programas de pós-graduação

PPGs da ESALQ receberam conceitos de excelência (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, em 10 de dezembro de 2012, o resultado da Avaliação Trienal 2013, referente ao período de 2010 a 2012. O anúncio foi feito na sede da Capes, em Brasília. Na Avaliação Trienal 2013, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação (PPG), que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. O processo foi realizado durante o período de 30 de setembro a 25 de outubro, quando cerca de 1.200 consultores estiveram reunidos na Capes, distribuídos nas comissões de área de avaliação.

A escala de avaliação numérica vai de 1 a 7, sendo 7 o seu ápice, 5 a nota máxima admitida para programas que ofereçam apenas mestrado e 3 a nota correspondente ao padrão mínimo de qualidade requerido para serem validados, pelo Ministério da Educação, os diplomas expedidos pelos programas.

Dos PPGs oferecidos na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), quatro avaliados como de nível 7 no triênio anterior, reafirmaram sua excelência ao manterem o conceito. São eles: ‘Ciência Animal e Pastagens',  'Entomologia', ‘Genética e Melhoramento de Plantas' e ‘Solos e Nutrição de Plantas'. Neste triênio, a este grupo somaram-se os cursos de Fitopatologia e ‘Ecologia Aplicada’ (interunidades ESALQ/Cena), anteriormente com conceito 6. O Programa de ‘Fitotecnia' manteve conceito 6. As notas 6 e 7 equivalem aos desempenhos dos centros internacionais de ensino.

Outros PPGs confirmaram seus índices de excelência: ‘Economia Aplicada’, ‘Engenharia de Sistemas Agrícolas’, ‘Estatística e Experimentação Agronômica’, ‘Fisiologia e Bioquímica de Plantas’, ‘Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal’ e ‘Recursos Florestais’ receberam nota 5. ‘Microbiologia Agrícola’ e ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’ ficaram com nota 4.

Luis Eduardo Camargo Aranha, presidente da Comissão de Pós-graduação (CPg) da ESALQ, lembra que o desempenho extremamente satisfatório da Escola pode ser visto de outra maneira. “De 199 Programas da Área de Ciências Agrárias, apenas 9 são nota 7, sendo que, destes, 4 estão na ESALQ. Já na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, que conta com 60 PPGs, apenas o de Ciência Animal e Pastagens da ESALQ foi classificado como 7. O mesmo se repete na Área de Ciências Ambientais: entre os 63 PPGs, apenas o Interunidades em Ecologia Aplicada atingiu a classificação máxima”.

Aranha reforça ainda que os resultados satisfatórios foram possíveis graças ao investimento da pós-graduação em grupos de trabalho. “Essa novidade já havia sido implementada em 2012; no entanto, a partir deste triênio, essas comissões acompanharão curso a curso para definir quais medidas devem ser tomadas para melhorar ainda mais o nosso desempenho”.

Além disso, os programas contarão com outro grupo que acompanhará os egressos que representam a USP, com uma participação muito importante no mercado de trabalho. "Nós temos consciência da real contribuição da nossa pós-graduação para a sociedade, por isso estamos implementando este sistema para acompanhar, também, mais de perto os alunos que se formam", conclui o presidente.

O relatório final com os resultados da Avaliação Trienal 2013 pode ser consultado no site da Capes (www.capes.gov.br).

Números da PG na ESALQ
Início em 1964 (1ª unidade da USP a implantar a Pós-Graduação)
418 – Alunos matriculados no Mestrado
604 – Alunos matriculados no Doutorado
250 – Orientadores credenciados
438 – Disciplinas credenciadas
5.443 – Mestres titulados
2.662 – Doutores titulados

Para outras informações sobre a PG da ESALQ, acesse www.esalq.usp.br/pg .

Texto: Caio Albuquerque (12/12/2013)