Música na ESALQ: apresentação do Duo Palhetas Duplas ocorrerá no dia 24 de abril de 2014

O oboísta Gilmar de Campos e a pianista Maria Luiza Zani Dutra se apresentarão no dia 24 de abril de 2014 (Crédito: Divulgação)

O próximo encontro do "Música na ESALQ" acontecerá em 24 de abril de 2014, às 17h45, no Salão Nobre do Edifício Central da ESALQ, com a apresentação do Duo Palhetas Duplas, composto pelo oboísta Gilmar de Campos e pela pianista Maria Luiza  Zani  Dutra.

Gilmar de Campos, natural de Salto, SP, iniciou os estudos musicais através da flauta doce, no conservatório "Maestro Henrique Castellari" de Salto, em 1985, aos 11 anos de idade, com o professor Rubem Marcus Rocha Jr. Seu primeiro e breve contato com o oboé foi aos 12 anos, retomando definitivamente o estudo do instrumento após um período de sete anos. De 1994 a 1999, esteve sob orientação do professor Carlos Carvalho, durante a graduação em Música na Unicamp. Participou de festivais, cursos e  oficinas nas cidades de Tatuí-SP, Curitiba-PR e Itu-SP. O músico também atuou como multi-instrumentista e arranjador. Atualmente, desde 1990, desenvolve trabalhos como professor no conservatório de Salto, SP, e, desde 2000, é oboísta na Orquestra Sinfônica de Sorocaba.

Maria Luiza Zani Dutra, natural de Indaiatuba, SP, iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade com a professora Maria de Fátima Ambiel. Formou-se no curso técnico em piano pelo Conservatório “Carlos Gomes” em Campinas, SP, em 1986. Concluiu o bacharelado em Piano pela Faculdade de Artes “Alcântara Machado” (FAA) -FMU, em 1989. Frequentou cursos de extensão universitária e participou de festivais de música, como Oficina de Música de Curitiba e Festival de Inverno de Campos do Jordão. Foi pianista e cravista da Orquestra de Câmara de Indaiatuba de 1993 a 1997, quando atuou como camerista e solista. Desde 1995, desenvolve trabalho de música de câmara, com seu marido, o  violinista Luís Fernando Dutra, formando o Duo Zani Dutra. Desde 1989, é professora de piano no Conservatório “Maestro Henrique Castellari”, em Salto, SP, e também desenvolve atividades didáticas na cidade de Indaiatuba, SP.

O Projeto

O Campus da USP em Piracicaba lançou  o Projeto “Música na ESALQ”  em abril de 2013. Essas apresentações mensais, que têm valorizado o Salão Nobre da ESALQ como espaço cultural e artístico, tem como proposta: formação de platéia universitária, integração da comunidade interna e externa ao Campus, valorização e divulgação de artistas através das apresentações musicais. Além disso, o Projeto divulga a música de concerto, criando um espaço para compartilhar momentos e intercâmbios artístico-musicais.

O próximo encontro será em 29 de maio de 2014, com a apresentação do grupo Ternamente Eclético - Jobim & Piazzolla.