Transporte de grãos aproxima a ESALQ de Illinois

Daniela Bacchi Bartholomeu e Luis Felipe Rodriguez (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)
Em 14 de abril, Luiz Felipe Rodriguez, professor da  University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), nos EUA, ministrou palestra durante a 11.ª edição do Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, realizado na USP/ESALQ. Na ocasião, apresentou um panorama geral sobre onde estão algumas das principais oportunidades na área. "Falei sobre a minha experiência e os desafios na área de logística. Em nossos trabalhos, conversamos sobre a tomada estratégica de decisões táticas e operacionais, além de considerarmos alguns desafios computacionais durante o desenvolvimento dessas pesquisas, e é isso que quero aprimorar no futuro. Outro tópico abordado foi a segurança alimentar, que é um grande problema mundial. Precisamos intensificar nossas análises para conseguir lidar com problemas intrínsecos às grandes dimensões geográficas, por exemplo”, completou.

Em fevereiro deste ano, representantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) da Escola e da UIUC discutiram uma série de projetos relacionados à redução de perdas na fase de pós-colheita. “Avaliamos quais experiências, de ambas as instituições, poderiam ser aplicadas e desenvolvidas em conjunto”, conta a pesquisadora do ESALQ-LOG, Daniela Bacchi Bartholomeu. Assim nasceu o projeto “Aspectos logísticos aplicados ao transporte de grãos produzidos no Rio Grande do Sul (RS)”, o primeiro realizado no âmbito do convênio acadêmico internacional assinado em outubro de 2012 pelo diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, e representantes daquela instituição.

A proposta, coordenada na ESALQ pelo próprio professor Caixeta e por Daniela Bacchi Bartholomeu, pretende estudar a sazonalidade da produção de grãos e os principais corredores de transporte, além das condições das estradas, buscando avaliar aspectos que refletem em perdas físicas pós-colheita e resultam em impactos ambientais durante o transporte de grãos. “A localização e capacidade das unidades de armazenamento, estatísticas relacionadas aos fluxos de transporte, as condições das estradas e a estrutura de governança das cooperativas existentes também serão mapeadas”, conta Daniela.

A aproximação com Illinois ocorreu por similaridades nos processos de análise desenvolvidos por pesquisadores das duas instituições. “Um bom conhecimento matemático por trás da otimização e um bom entendimento das informações necessárias para os processos de tomada de decisões estão entre os aspectos em comum. Além disso, trabalhamos de forma parecida ao ESALQ-LOG, fazendo simulações e ajudando as empresas a aplicá-las”, revela Rodriguez, professor da UIUC.

Segundo Daniela, os pesquisadores de Illinois já desenvolveram trabalhos semelhantes observando culturas de milho e soja na região Centro-Oeste brasileira. No entanto, para Rodriguez, a parceria com o grupo esalqueano dará aos modelos matemáticos maior sintonia com a realidade local. “Um dos pontos de destaque nos trabalhos do ESALQ-LOG é a forte conexão entre a academia e o mercado. As soluções e melhorias estão realmente sendo implementadas na cadeia de suprimentos. Queremos aprender com esses relacionamentos para que possamos melhorar nossos resultados no futuro. Acredito que não poderíamos fazer isso sem a ESALQ”, avalia o professor de Illinois.

Em campo – Entre julho e outubro de 2014, pesquisadores da ESALQ e da UIUC farão a coleta e organização de dados e viagens de campo ao estado do Rio Grande do Sul. O término do projeto está previsto para dezembro de 2014, mas até maio de 2015 está prevista a visita de cinco membros do ESALQ-LOG à UIUC.

A Universidade de Illinois – É uma instituição pública, fundada em 1867 para abrigar cursos superiores de agricultura, engenharia e treinamento militar. É a segunda universidade mais antiga do estado de Illinois e está localizada nas cidades de Champaign e Urbana. Conta com quase 45 mil alunos de graduação e pós-graduação, distribuídos em todas as áreas do conhecimento. Saiba mais em http://illinois.edu

Texto: Caio Albuquerque, jornalista (24/04/14)