Encontro debateu ensino de graduação na ESALQ

Atividade reuniu professores e graduandos (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Diretoria e a Comissão de Graduação (CG) da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) promoveu, em 9 de dezembro de 2013, o "I Encontro sobre o Ensino de Graduação na ESALQ". As atividades, abertas aos docentes e alunos de graduação, ocorreram no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia.  A abertura ocorreu às 8h e foi realizada pela professora Telma Maria Tenório Zorn, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que falou sobre o Regime Disciplinar da Graduação.

Na sequência, a programação foi estruturada em três painéis: 1-Ambiente Institucional; 2-Novas Tecnologias; 3-Reforma Curricular. Em síntese, foram apresentadas, por docentes e alunos de graduação, impressões, propostas e indicativos com intenção de aprimorar, adequar e melhorar o ambiente ensino de graduação em suas várias instâncias. Para o diretor da ESALQ, professor José Vicente Caixeta Filho, o evento foi uma oportunidade para discussão de questões demandadas tanto pelo corpo docente quanto pelos estudantes. “O evento foi estruturado em dois momentos. No primeiro, pela manhã, ouvimos as explanações de professores e graduandos e, na parte da tarde, o período ficou para as deliberações e argumentações em prol de melhorias no ensino de graduação na ESALQ”.

Em sua fala, Telma Zorn, que ocupou o cargo de pró-reitora da USP até licenciar-se do cargo devido às eleições para reitor, mencionou ser importante que todos os estudantes conheçam os procedimentos específicos de cada ambiente da Universidade. “A relação harmoniosa entre membros da comunidade e o respeito ao patrimônio público ocorre a partir do momento em que compartilhamos princípios em sala de aula e trocamos experiências e conhecimento sobre as prerrogativas da USP e seu código de Ética”.

Para Antonio Augusto Domingos Coelho, presidente da Comissão de Graduação (CG), o evento colocou a graduação em primeiro plano. “Pudemos colocar de forma aberta e democrática problemas gerais que afligem nossos cursos e novas ideias que possam ser projetadas em um futuro próximo. É significativo que esse evento ocorra no final do semestre letivo, quando os problemas vivenciados ao longo do ano ainda estão na memória, podendo nortear encaminhamentos em prol do ensino na ESALQ no próximo ano”.

Sobre os resultados das propostas apresentadas, Coelho comentou sobre um dos pontos principais. “Percebemos muitas falas que convergem para as reformas dos currículos e a necessidade de adequações que atendam às demandas de mercado e da sociedade em geral”.

Confira os temas abordados a partir de uma programação estruturada em painéis:

Painel 1 – Ambiente Institucional

“Proposta de política para combate ao Trote no Campus 'Luiz de Queiroz'”, com o prof. Antonio Ribeiro de Almeida Júnior (LES); “A docência na Universidade e ensino de graduação da ESALQ: algumas práticas e pesquisas”, com a profa. Vânia Galindo Massabni (LES); “Ensino de graduação no Brasil e a educação continuada”, com o prof. Ricardo Victória Filho (LPV); “Programa universitário de Educação Ambiental”, com os professores Antonio Augusto Domingos Coelho (LGN) e Miguel Cooper (LSO); “Intercâmbio na graduação”com o graduando em Engenharia Agronômica Guilherme Amorim Franchi; “PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”, com a profa. Beatriz Appezzato da Glória (LCB).

Painel 2 – Novas Tecnologias

“Laboratório de Aulas Práticas Inovadoras de Realidade Virtual para as Disciplinas dos cursos de Graduação da ESALQ (LAPI-RV) - LCF”, com os professores Mário Tomazello Filho e Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (LCF); “Fazenda Modelo”, com o prof. Nelson Sidnei Massola (LFN); “Práticas em ensino de Química: conhecimento construído a partir da interação com o real”, com a profa. Simone Possedente de Lira (LCE); “Usos de recursos didáticos de ensino para apoio ao docente”, com a profa. Rosebelly Nunes Marques (LES).

Painel 3 – Reforma Curricular

“Reforma curricular na EPUSP e autonomia normativa das Comissões de Graduação”, com o prof. Paul Jean Etienne Jeszensky, da Escola Politécnica (Poli) da USP; “Aprimoramento  do ensino de Engenharia Agronômica quanto às áreas de conhecimento/conteúdos de estrutura do curso”, com o professor José Otávio Machado Menten (LFN); “Grade curricular em Ciências Biológicas: reflexões para reformulações”, com o prof. Alexandre Reis Percequillo (LCB); “Disciplinas optativas: não seria melhor acabar com elas?”, com o prof. Silvio Moure Cicero (LPV); “Observações sobre o curso de Engenharia Agronômica da ESALQ”, representantes do PET Biotecnologia Agrícola.

Antes de voltarem ao debate no período da tarde, docentes e funcionários estiveram presentes, às 13h30, na inauguração das novas instalações do Serviço de Graduação da ESALQ (antigo prédio do Santander). Na ocasião, o diretor da ESALQ lembrou que as novas instalações servirão não somente como elemento de motivação da equipe, mas também poderão atender melhor aos alunos. “A partir de agora, o Serviço de Graduação está localizado em uma área central no Campus, próximo à Biblioteca Central e às futuras edificações do Restaurante Universitário e da Central de Salas de Aula”.

Para Raquel Degaspari Leite, chefe do Serviço de Graduação (SVG), o novo prédio garante qualidade nos serviços administrativos prestados aos alunos e aos cursos de forma geral. “Além da secretaria, temos aqui duas salas de reuniões que atenderão às Comissões de Coordenação de Cursos (CoCs) e à Comissão de Graduação”.  O novo Serviço de Graduação (SVG) ocupa uma área de aproximadamente 200 m2 e começa a funcionar a partir de 2 de janeiro de 2014.

Texto: Caio Albuquerque (09/12/2013)