Enem passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de intercâmbio: inscrições até 23 de maio de 2014

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 estão abertas até dia 23 de maio de 2014. A função principal do Enem continua sendo a de servir de acesso às universidades federais de ensino superior, porém, ao longo das edições o exame acumulou outros objetivos. Dentre essas novas finalidades, o Enem tornou-se obrigatório para candidatos às bolsas de intercâmbio* oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras, pela Capes e pelo CNPq.

Antes usado de maneira classificatória, desde 2013, o Enem passou a ser obrigatório aos alunos interessados nas bolsas de estudo da graduação-sanduíche. Para participar do processo de bolsa de intercâmbio*, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e ter obtida a média mínima de 600 pontos.

O Enem é feito em dois dias de provas e tem no total 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 2014, o primeiro dia de exame será em 8 de novembro de 2014, onde os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre 13h e 17h30 (horário de Brasília). No domingo, 9 de novembro de 2014, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, entre 13h e 18h30 (horário de Brasília).

A inscrição no Enem 2014 deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até 28 de maio de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086,00.

Informações adicionais somente pelo site http://www.enem.inep.gov.br/