ESALQ entrega título de Professor Emérito a João Lúcio de Azevedo

José Vicente Caixeta Filho, João Lúcio de Azevedo e Julio Marcos Filho (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Em reunião realizada em 24 de outubro de 2013, a Congregação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) aprovou a indicação do nome do professor João Lúcio de Azevedo, docente sênior do Departamento de Genética (LGN) e ex-diretor da instituição, entre 1991 e 1995, para concessão do título de Professor Emérito da ESALQ.

A entrega do título, no entanto, ocorreu durante a 10ª Reunião Ordinária da Congregação, realizada em 12/12, no Edifício Central da ESALQ. Das mãos do diretor da ESALQ, professor José Vicente Caixeta Filho, o professor João Lúcio de Azevedo recebeu o diploma que reconhece sua atuação profissional e consequente projeção no meio acadêmico, além da distinção em atividades didáticas e de pesquisa e contribuição, de modo notável, para o progresso da Escola e para o desenvolvimento da Ciência.

Na cerimônia, Marcia Maria Silveira, Assistente Técnica para Assuntos Acadêmicos, fez a leitura do termo de concessão de título de Professor Emérito e, na sequência, Julio Marcos Filho, docente do Departamento de Produção Vegetal (LPV), em nome do Departamento de Genética (LGN) e da Congregação da ESALQ, saudou João Lúcio de Azevedo. “Saudá-lo em uma ocasião especial é uma responsabilidade enorme e ao mesmo tempo relativamente simples porque são muitas as virtudes que credenciam o professor João Lucio a receber a mais alta honraria concedida por essa Escola”.

Ao entregar o diploma ao professor João Lúcio, o diretor da ESALQ destacou a justa homenagem. “Tal honraria reconhece a dedicação e contribuição ao ensino, à pesquisa, à comunidade e por sua atividade profissional, levando o nome da gloriosa ESALQ e da Universidade de São Paulo a todos os recantos do nosso país e do exterior”, declarou Caixeta Filho.

Emocionado pela recepção e pelo título, João Lúcio de Azevedo cumprimentou os membros da congregação, representantes da comunidade e seus familiares presentes. “Agradeço a Congregação, aos amigos, funcionários e companheiros do Departamento de Genética. Fazer parte de um grupo tão seleto é muito significativo. De fato é um privilégio que vai além de tantos prêmios que recebi até porque nesse pequeno grupo de Eméritos da ESALQ constam mestres como Salvador Toledo Piza, Friederich Gustav Brieger e Walter Radamés Accorsi, dos quais fui aluno. É até difícil de acreditar, estou muito honrado”.

Professores Eméritos
Desde sua fundação, em 1901, a ESALQ agraciou com o título de Professor Emérito Nicolau Athanassof (1949), Philippe Westin Cabral de Vasconcellos (1961), Friedrich Gustav Brieger (1970), Salvador de Toledo Piza Junior (1970), Walter Radamés Accorsi (1982) e Hugo de Almeida Leme (1986).

João Lúcio de Azevedo
Nasceu em São Paulo em 1937. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1959), doutorado em Genetics pela Sheffield University(1971), doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1962), pós-doutorado pela University of Manchester(1988) e pós-doutorado pela Universidade de Nottingham (1979).

Em 1961, foi contratado como professor do departamento de Genética (LGN). Começou lecionando as disciplinas de Genética e Citologia (hoje Biologia Celular) e depois trabalhou com Genética em Microorganismos. Lecionou na ESALQ entre 1960 e 1995. Foi chefe do LGN entre 1983 e 1991, quando passou a ser diretor da Escola até 1995.

Texto: Caio Albuquerque (12/12/2013)