Fórum de Debate

Participantes do eventos apresentaram opiniões e propostas sobre a Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade e sobre o Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Na última quinta-feira, 22 de maio de 2014, ocorreu no Campus "Luiz de Queiroz", da USP em Piracicaba, o Fórum de Debate "Estrutura de poder e governança na USP". A coordenação dos trabalhos foi feita pelo professor José Vicente Caixeta Filho, diretor da ESALQ, e teve, na mesa de discussão, Carlos Alberto Ferreira Martins, diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, e presidente da Comissão Assessora Especial (Caeco) que o Conselho Universitário (Co) criou para coordenar a discussão e encaminhar as deliberações sobre as mudanças na estrutura de poder, com vistas à reforma do estatuto e do regimento da USP. “Precisamos que as relações institucionais internas na USP ocorram de forma mais próxima”, antecipou o presidente da Caeco, antes de comentar o temário base e o cronograma estabelecido pelo Co.

Segundo o presidente da Caeco, conversas entre dirigentes de unidades ocorreram ainda em 2013 e apontaram para a necessidade de frear o processo de esgarçamento na relações de legitimidade interna na Universidade. “Os primeiros resultados desses diálogos resultou, no final do ano passado, na modificação do processo de eleição reitoral que, entre outras novidades, estabeleceu o turno único e a necessidade de formação de chapa com candidato a reitor e vice-reitor”, lembrou.

Assim o Co aprovou, em 25 de março de 2014, o temário básico e inicial, o calendário de reuniões específicas do Co e a constituição da Caeco, responsável por coordenar o processo de discussão e encaminhamento das deliberações sobre a "Estrutura de poder e governança na USP". Portanto, ficou estabelecido que a comunidade uspiana, em um primeiro momento, passasse a promover encontros para discutir três temas: 1) Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade; 2) Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária;3) Gestão, Transparência e Responsabilidade Fiscal.

No site da Secretaria Geral da Universidade é possível consultar: a íntegra das deliberações do Co, o conjunto de sugestões encaminhadas pelas Unidades/Órgãos e o documento de sistematização inicial sobre esse assunto. De acordo com Carlos Alberto Ferreira Martins, a 1.ª reunião deliberativa sobre tratativas e formato do processo de modificação do estatuto e do regimento ocorrerá em 1.º de novembro de 2014. Até lá, as unidades estão convidadas a realizarem outros encontros para debater o tema. “Uma vez que a Caeco não vê impedimento para que outras reuniões do gênero se realizem, entendo que essa não será a única oportunidade, ou seja, outros fóruns serão convocados pois o tema é complexo e não poderá ser esgotado”, apontou o diretor da ESALQ.

O Fórum de Debate "Estrutura de poder e governança na USP" aconteceu no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) - Anfiteatro Maracanã e contou com a presença de docentes, funcionários e alunos de graduação e de pós-graduação. O evento foi transmitido pelo IPTV (iptv.usp.br) - clique aqui para assistir a gravação do debate. Outras informações e sugestões sobre o processo de debate podem ser encaminhadas ao e-mail caeco@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (23/05/2014)