Programa voltado ao agricultor estreia em frequência modulada

Programa será veiculado na Educativa FM toda terça-feira, às 11h30 (Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ/Acom)

Para promover a extensão rural foi idealizado pela OSCIP Pira 21, em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e Prefeitura Municipal de Piracicaba, projeto direcionado aos agricultores e suas famílias e àqueles que se interessam pelos processos produtivos, financiamento agrícola, agricultura familiar, novas tecnologias, administração da propriedade rural, questões de sustentabilidade, entre outros fatores que contribuem para o crescimento da produtividade agrícola e da qualidade de vida no campo.

Concebido para ser um programa de rádio, o Pensando Rural será veiculado na Educativa FM, 105,9 MHz, às terças-feiras, às 11h30. Durante 30 minutos, o ouvinte acompanhará o universo que envolve o trabalho e o desenvolvimento rural por meio de entrevistas, depoimentos, notícias, esclarecimentos técnicos, curiosidades, músicas e outras orientações relacionadas à vida no campo. A estreia está marcada para o dia 3 de junho de 2014, data em que a ESALQ comemora 113 anos.

O programa começou a ser discutido entre os parceiros em setembro de 2013. Desde então, os profissionais envolvidos com as produções artística e de conteúdo trabalharam na pesquisa de trilhas sonoras até a busca de tópicos conexos à criação.

O Pensando Rural tem como âncora Marly Teresinha Pereira, professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ e representante do GT Rural do Pira 21. A apresentadora e coordenadora de conteúdo da OSCIP Pira 21 e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, intercalará informações dos parceiros do projeto buscando a melhor maneira de orientar e passar informações ao produtor rural. Marly compartilhará a apresentação do programa com o gestor de projetos João Ieda.

A produção artística do programa foi concebida pelos profissionais da Assessoria de Comunicação (Acom) da ESALQ, Alicia Nascimento Aguiar e Fabio Torrezan. A equipe de jornalismo da Acom  composta por Alicia Nascimento Aguiar, Caio Albuquerque, Lucas Jacinto e Raiza Tronquin, também é responsável pela produção de conteúdo da ESALQ apoiada pelos departamentos, serviços e seções da instituição.  Vale destacar que toda plástica do programa foi gravada nos estúdios da Educativa FM, com produção técnica de Marquinhos Ferreira e apoio de Daniel Rogero, encarregado de equipe da emissora. Já a edição técnica do programa é de responsabilidade de Fabio Gimenez, da Educativa FM.

Dessa forma, o programa será traduzido por meio de quadros fixos da ESALQ como AGROAgenda; Alertas de mercado; Cesta básica; Ciência no campo; Coleção botânica; Espaço da prosa; Florescer; Frutificando; Minutos da floresta urbana; O tempo no campo; Políticas públicas; Sabores da fazenda;  Série Produtor Rural; Vamos falar de horta?, que serão entremeados com orientações e informações das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap).

Para falar da criação e dos objetivos do programa, nas primeiras edições do Pensando Rural haverá participações dos dirigentes das organizações e instituições envolvidas no projeto. Da Prefeitura Municipal de Piracicaba, o prefeito Gabriel Ferrato dos Santos; da Organização Social Pira 21, o secretário executivo Marcelino Sacchi; da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), o diretor José Vicente Caixeta Filho; e da Educativa FM, a diretora presidente Jacqueline Santana.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (29/05/2013)