Aluno de Ciências dos Alimentos é contemplado com bolsa Brafagri

Marcelo Belchior Rosendo da Silva teve a oportunidade de escolher a universidade que estudará (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

No segundo semestre deste ano, mais um aluno da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) participará de intercâmbio promovido pelo Programa Brasil-França Agricultura (Brafagri), um acordo bilateral que visa o desenvolvimento de pesquisas agrárias e a promoção da troca de conhecimentos entre os dois países.

Natural de Escada, interior do Pernambuco, Marcelo Belchior Rosendo da Silva cursa o 7º semestre de Ciência dos Alimentos, na ESALQ. Ao ser contemplado com a bolsa, o aluno, que ficará na França durante um ano, escolheu estudar no Institut national supérieur des sciences agronomiques, de l'alimentation et de l'environnement (AgroSup Dijon). “Eu recebi duas bolsas, sendo uma do Ciência sem Fronteiras e outra Brafagri. No entanto, a primeira selecionaria um lugar aleatório para eu estudar, já a segunda me dava a opção de escolher. Por isso preferi a Brafagri”.

Em sua primeira viagem para o exterior, Silva atribui a escolha pela AgroSup Dijon ao fato da universidade proporcionar variadas possibilidades de estágio. “De todas as instituições desse programa, a que eu escolhi possui convênio com diversos centros de pesquisa, permitindo aos alunos estagiarem. Como eu gosto muito dessa parte de pesquisa, laboratório e desenvolvimento de produtos, é uma instituição que se destaca”, afirma.

Durante o programa, o estudante cursará a disciplina de Desenvolvimento Pessoal, além de fazer especialização em Microbiologia Industrial e Biotecnologia. Segundo ele, são áreas não tão fortes no Brasil. “A França, no setor alimentício, é um país reconhecido pela gastronomia, e a Ciência dos Alimentos associa um pouco da gastronomia com ciência, química e os aspectos tecnológicos da produção dos alimentos. Por isso, acredito que vou poder fortalecer ainda mais meu conhecimento”.

Quanto a questão pessoal, o jovem ressalta a expectativa de vivenciar novas experiências. “Tenho consciência de que estarei em um país diferente, com cultura, leis e forma de agir diferentes. Então espero me adaptar rápido e poder aproveitar ao máximo tudo o que esse intercâmbio puder proporcionar”. Na França, Silva, que já possui fluência, fará um curso de francês durante dois meses; um estágio em laboratório da universidade; a especialização e, por último, um estágio em empresa.

A dica que deixa para quem deseja fazer intercâmbio é estudar a língua do país, além de avaliar bastante a universidade na qual deseja ir. “Não basta apenas ir para o exterior, tem que acrescentar algo ao seu currículo, conhecer empresas e pessoas, aproveitar para realizar ações que não são possíveis no Brasil”, conclui o estudante.

Programa CAPES/Brafagri - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Direção Geral de Ensino e Pesquisa (DGER), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MAE) da França lançaram o programa de parceria universitária entre Brasil e França para promoção do intercâmbio de estudantes em nível de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, concedendo bolsas de estudos e apoio para operar o projeto. Além dos estudantes, que podem se inscrever à bolsa de graduação sanduíche, os professores e coordenadores participam com projetos de cooperação internacional de intercâmbio de docentes. Clique aqui para saber mais sobre o programa CAPES/Bafagri.

Texto: Raiza Tronquin - Estagiária de Jornalismo