Exposição "30 Momentos do Humor Gráfico Brasileiro no Século XIX"

Mostra poderá ser visitada de 1.º a 29 de agosto de 2014 (Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ/Acom)

"30 Momentos do Humor Gráfico no Século XIX" apresenta panorama histórico sobre a trajetória dos principais artistas da caricatura brasileira no século XIX e seus momentos marcantes, incluindo os precursores e as principais revistas de humor gráfico daquele período. A mostra paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba traz obras de célebres artistas e mestres como Angelo Agostini, Rafael Mendes de Carvalho, Manoel de Araújo Porto-Alegre, Cândido Aragonez de Faria, Pedro Américo, Aurélio de Figueiredo, Sebastien August Sission, Pinheiro Guimarães, Joseph Mill, Boerdalo Pinheiro.

A exposição perfaz um percurso histórico: foi no Jornal do Commercio, em 1837, em que foram anunciadas as primerias caricaturas de autoria de Manoel de Araújo Porto-Alegre, patrono dessa arte no Brasil, e nos anos subsequentes, em 1840, as obras caricaturais do catarinense Rafael Mendes de Carvalho, de grande importância para a caricatura brasileira. Se a charge apresentada na Gazeta Pernambucana O Marimbondo, em 1822, foi o marco inaugural da caricatura no Brasil, as charges de Araújo Porto-Alegre, anunciadas em 1837, constituíram o marco oficial da caricatura nacional, pois esse artista tinha uma noção clara do seu papel e pioneirismo.

Assim, esta mostra histórica, além de fazer um percurso sobre os pioneiros, possibilita perceber nesse gênero de arte a importância dos artistas brasileiros que, em conjunto com os caricaturistas estrangeiros que para aqui emigraram, colocaram a arte da caricatura num patamar de importância artística, social e política de grande relevância no Brasil.

Exposição "30 Momentos do Humor Gráfico no Século XIX"
Data: de 1.º a 29 de agosto de 2014
Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
Local: Museu e Centro de Ciências "Luiz de Queiroz"

A entrada é gratuita. A realização é do  Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), por meio do Museu e Centro de Ciências "Luiz de Queiroz".