ESALQ premiada

Ao longo de sua existência, a ESALQ acumulou inúmeras homenagens concebidas em forma de troféus, medalhas, placas, certificados, títulos e moções (Crédito: Gerhard Waller - Acom)

 

O bom desempenho e sucesso dos cursos de graduação e a representatividade dos programas de pós-graduação, aliados ao empenho dos docentes em manter a qualidade de suas atividades em prol do desenvolvimento do ensino denotam o comprometimento com que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) trabalha no sentido de fazer com que essa referência institucional esteja alinhada com as demandas acadêmicas ou de mercado. Dentro desse patamar, apresentamos uma amostra das conquistas obtidas em 2013.

Março

Ex-diretor homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba
Como reconhecimento de sua relevante contribuição para o ensino e a pesquisa, Evaristo Marzabal Neves, professor sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e diretor da ESALQ na gestão 1995/1999, recebeu, em 4 de março de 2012, moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A iniciativa foi do vereador Pedro Luiz da Cruz (PSDB), em virtude da homenagem recebida pelo docente em janeiro deste ano, quando o Departamento de Ciências Biológicas (LCB), nomeou como “Evaristo Marzabal Neves” o Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB). Saiba mais.

Abril

Professor da ESALQ recebeu Moção de Aplausos na Câmara dos Vereadores
Graças ao seu prestígio como ex-parlamentar e ao legado como engenheiro agrônomo, pesquisador e professor, o que rendeu o título de personalidade influente do agronegócio nacional conforme publicação da edição de fevereiro da revista Dinheiro Rural, José Otávio Machado Menten, docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), recebeu moção de aplausos na Câmara dos Vereadores de Piracicaba. A propositura foi de autoria do vereador Pedro Luiz da Cruz (PSDB). O ato solene aconteceu durante Reunião Ordinária do dia 25 de abril. Saiba mais.

Pesquisas com pragas de grãos armazenados foram premiadas em eventos científicos consecutivos
Trabalhos científicos desenvolvidos por grupo de alunos no Laboratório de Resistência de Plantas a Insetos e Plantas Inseticidas conquistaram prêmios em congressos e simpósios. As pesquisas são focadas na seleção, isolamento e caracterização química de compostos secundários (aleloquímicos) produzidos por espécies da diversificada flora brasileira, bem como na avaliação do seu potencial de uso no manejo integrado de insetos-praga de grãos armazenados (MIP grãos). No mês de abril, durante o VI Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas naturais, ocorrido em João Pessoa (PB), o estudo “Pimenta pseudocaryophyllus (Myrtaceae) essential oil: insecticidal activity, chemical composition and interaction of their major compounds” foi escolhido o melhor trabalho da sessão ‘Entomologia’. Anteriormente, em setembro e em outubro de 2012, outros dois trabalhos do grupo foram premiados. Saiba mais.

Maio

Pesquisa sobre resistência da soja aos percevejos recebeu menção honrosa
A Pró-reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP) divulgou, em 29 de maio, o resultado do “Prêmio Tese Destaque USP”. Na grande área Ciências Agrárias, recebeu Menção Honrosa o trabalho “Mapeamento de QTL e expressão gênica associados à resistência da soja ao complexo de percevejos”. A autoria é de Michelle da Fonseca Santos, do PPG em Genética e Melhoramento de Plantas e, a orientação, de José Baldin Pinheiro, do Departamento de Genética (LGN). Saiba mais.

Junho

Pesquisas premiadas no 4º Prêmio TOP Etanol
O Prêmio TOP Etanol é uma iniciativa do Projeto AGORA, a principal ação de marketing e comunicação integrada da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Da lista de 19 ganhadores em quatro categorias, dois trabalhos foram da ESALQ. Na modalidade de trabalhos acadêmicos, categoria graduação e pós-graduação lato sensu, o primeiro colocado foi o de Ricardo Inojosa Costa, com o trabalho “Caracterização da viabilidade econômica dos sistemas de irrigação na cultura da cana-de-açúcar”. O estudo foi apresentado em 2012 para a conclusão do Estágio Profissionalizante do curso de graduação em Engenharia Agronômica e realizado na Canaplan Consultoria Técnica LTDA. A orientação foi de Marcos Silveira Bernardes, docente do Departamento de Produção Vegetal (LPV), e do pesquisador Bernardo Ide.

Na categoria de pós-graduação stricto sensu, ficou com a segunda colocação João Felipe Nebó Carlos de Oliveira, com a participação do orientador Antonio Vargas de Oliveira Figueira, diretor do CENA, e colaboração de Mariana Belloti, com o trabalho “Caracterização fisiológica e perfil de expressão gênica de cultivares de cana-de-açúcar (saccharum spp) contrastantes para o déficit hídrico”. A pesquisa é fruto da tese de doutorado do biólogo, defendida em 2012, no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da ESALQ.

Os pesquisadores foram agraciados em cerimônia ocorrida em 27 de junho, no Grand Hyatt Hotel de São Paulo (SP). Saiba mais.

Empresa graduada pela ESALQTec recebeu prêmio de Mérito Ambiental
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) entregou, em 6 de junho, o Prêmio de 1º lugar em Mérito Ambiental, na categoria micro e pequena empresa, para a Notox Indústria e Comércio de Biolubrificantes, de Piracicaba (SP). Saiba mais.

Alunos da ESALQ premiados pela Andef Enactus Brasil
A Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal) premiou, em 24 de junho, no Clube Sírio Libanês, em São Paulo (SP), projetos e ações que contribuem com a sustentabilidade no agronegócio brasileiro. A maior premiação da agricultura brasileira concedeu a honraria na categoria Universidades à ESALQ, a qual foi representada pelo trabalho do Grupo de Extensão Enactus ESALQ. O projeto premiado “Aprendendo a Empreender”, coordenado pela professora Marly Teresinha Pereira, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), foi desenvolvido por um grupo de 12 alunos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Ciências Econômicas e Ciências dos Alimentos. O trabalho foi elaborado com o objetivo de estimular a sucessão rural por meio da fixação do jovem rural no campo. Saiba mais.

Julho

Casa do Produtor Rural recebeu homenagem do Rotary Club de Piracicaba
Em reconhecimento ao trabalho realizado em prol do desenvolvimento do agronegócio, a Casa do Produtor Rural (CPRural) foi homenageada pelo Rotary Club de Piracicaba. A solenidade, ocorrida dia 3 de julho, na Casa da Amizade de Piracicaba, foi conduzida por Durval Dourado Neto, presidente da organização e docente do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ. Saiba mais.

Docente foi homenageado no Crea-SP
A Câmara Especializada de Agronomia (CEA), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) registrou, em 11 de julho, sua reunião de n.º 500. Durante o evento, foram feitas homenagens aos profissionais da área que colaboraram com a Câmara ao longo dos últimos anos e que contribuíram para o desenvolvimento da área tecnológica no Estado. Entre os homenageados, esteve Valdemar Antonio Demétrio, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB). Saiba mais.

Pesquisador Klaus Reichardt recebeu Prêmio Fundação Bunge
O pesquisador Klaus Reichardt, docente da ESALQ e do CENA recebeu, em 1º de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o Prêmio Fundação Bunge na área de Recursos Hídricos/Agricultura, categoria Vida e Obra. O Prêmio foi criado para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra”, reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o País. Saiba mais.

Agosto

Esalqueano foi premiado em evento de economia
O Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (CORECON-SP) realizou, no dia 12 de agosto, a cerimônia de entrega do Prêmio Excelência em Economia 2013. O evento tem como objetivo destacar os autores dos melhores trabalhos de graduação desta área. Entre os três ganhadores da edição deste ano, Peterson Felipe Arias Santos, egresso da ESALQ, foi contemplado com o segundo lugar. Formado em 2012, pelo curso de Ciências Econômicas, Santos garantiu o prêmio com o trabalho que teve como objetivo identificar os possíveis efeitos da abertura comercial ocorrida no Brasil, em especial no início da década de 1990, sobre a taxa de crescimento da Produtividade Total dos Fatores (PTF). Saiba mais.

Defensores do Agro
Entre os dias 19 e 20 de agosto, ocorreu em São Paulo (SP) o 10º Congresso Brasileiro de Marketing do Agronegócio, organizado pela ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Durante a programação, foi entregue à ESALQ a homenagem “Defensores do Agro”. A láurea ocorreu pelo reconhecimento de entidades que contribuem com a manutenção de uma imagem positiva do setor. Representou a ESALQ José Otávio Machado Menten, professor do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) e coordenador do curso de Engenharia Agronômica. Saiba mais.

Professora do Departamento de Agroindústria indicada como finalista ao Prêmio Excelência em Docência de Graduação
Durante a reunião da Congregação da ESALQ, ocorrida em 29 de agosto, o diretor da instituição, José Vicente Caixeta Filho, anunciou o nome da professora Thaís Maria Ferreira de Souza Vieira, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, como uma dos seis finalistas da primeira edição do Prêmio “Excelência em Docência de Graduação”. Aprovado em 06 de dezembro de 2012, pela Comissão de Legislação e Recursos do Conselho Universitário da USP, o prêmio tem por objetivo incentivar as Unidades da USP a implementarem ações de valorização das atividades voltadas à graduação e premiar, anualmente, os docentes que mais se destacaram no ensino de graduação da USP pela qualidade de suas atividades em prol do desenvolvimento do ensino de graduação. A solenidade de premiação aconteceu dia 12 de dezembro, agraciando Thaís como uma dos seis vencedores. Saiba mais.

Cursos de graduação receberam selos de qualidade
A publicação da Editora Abril, que certifica a excelência das instituições de ensino superior, atribuiu no Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014, selos de qualidade aos cursos da ESALQ. Nesta edição, disponível nas bancas desde 11 de outubro, a ESALQ obteve 4 estrelas (muito bom) no curso de Ciências Biológicas, e 5 estrelas (excelente) nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos e Gestão Ambiental. Na avaliação de cursos superiores realizada pelo GE, a ESALQ conquistou 29 das 30 estrelas possíveis entre os seis cursos avaliados. Saiba mais.

Setembro

Evaristo Marzabal Neves foi indicado engenheiro agrônomo do ano 2013
Em reunião realizada em 18 de setembro, a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), decidiram conferir a Evaristo Marzabal Neves, docente sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), o título de Engenheiro Agronômo do Ano de 2013. A honraria será ofertada pela sua relevante atuação como profissional destacado e de sucesso na carreira, e a entrega do título e medalhas será feita no evento da Deusa Ceres, no início do próximo ano, em São Paulo. Saiba mais.

Pós-graduanda recebeu prêmio em congresso na Turquia
Pesquisadores de diversos países, com representação de todos os continentes, participaram do 59º Congresso Internacional de Ciência e Tecnologia da Carne que aconteceu entre os dias 18 e 23 de agosto, em Izmir, na Turquia. Entre os pôsteres avaliados, o intitulado “Recovery from undernutrition changes connective tissue and muscle proteolytic system gene expression in Bos indicus cull cows”, de Daiane Aparecida Fausto, foi classificado em 3º lugar. A doutoranda teve orientação do professor Eduardo Francisquine Delgado, do Departamento de Zootecnia (LZT),  contou com a colaboração do Laboratório Multiusuário Centralizado de Genômica Funcional, coordenado pelo professor Luiz Lehman Coutinho (LZT), além do apoio do pós-doutor Gustavo Gasparin e da bioinformata Sônia Andrade. Saiba mais.

Esalquena venceu concurso de divulgação científica 2013
Milene Moller, doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas, apresentou parte de seu doutorado, intitulado “Soybean resistant to stink bugs”, e foi a vencedora do EURAXESS Science Slam 2013, ocorrido em 24 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ). Milene Moller é orientada do professor José Baldin Pinheiro, do Departamento de Genética (LGN). Por vencer este concurso, a doutoranda representou o Brasil na Conferência EURAXESS, nos dias 21 e 22 de novembro, em Bruxelas, Bélgica. Saiba mais.

Outubro

Docente da ESALQ foi eleito novo membro da World Academy of Sciences
Entre os dias 1.º e 04 de outubro, aconteceu em Buenos Aires (Argentina), a 24ª Reunião Anual da TWAS, cujo tema versou sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva para o Crescimento Econômico Sustentável nos Países em Desenvolvimento”. Na oportunidade, foram eleitos 11 pesquisadores brasileiros como fellows da World Academy of Sciences – for the advancement of science in developing countries (TWAS, na sigla em inglês). Entre eles, Ricardo Antunes de Azevedo, docente do Departamento de Genética (LGN), que é responsável por pelo projeto temático “Estresse oxidativo induzido por metais: novas abordagens”. Azevedo foi eleito na área de Agricultura por sua contribuição ao entendimento do metabolismo dos aminoácidos nas plantações de cereais que permitiram a produção de sementes melhores para consumo humano e animal, assim como o entendimento da resposta da planta ao estresse causado por contaminação de metais pesados. Saiba mais.

Aluna de iniciação científica foi premiada no Encontro Brasileiro de Ecologia Química
Patricia Alessandra Sanches, aluna do 8º semestre do curso de graduação em Ciências Biológicas da ESALQ, foi selecionada no concurso de apresentação oral de estudantes do VIII Encontro Brasileiro de Iniciação Científica (EBEQ). A aluna de iniciação científica fez jus ao 1.º lugar com o trabalho “Emissão de voláteis da cana-de-açúcar induzida pelo ácido jasmônico”, no evento que ocorreu em Natal (RN), entre 1.º e 04 de outubro de 2013. A acadêmica é orientada pela pós-doutoranda Maria Fernanda G. V. Peñaflor, com supervisão de José Maurício Simões Bento, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA). O projeto tem sido conduzido no Laboratório de Comportamento de Insetos e Ecologia Química, sede do INCT Semioquímicos na Agricultura. Saiba mais.

João Lúcio de Azevedo foi indicado a professor emérito da ESALQ
Em reunião realizada em 24 de outubro de 2013, a douta Congregação da ESALQ aprovou a indicação do nome do professor João Lúcio de Azevedo, docente sênior do Departamento de Genética (LGN) e ex-diretor da instituição, entre 1991 e 1995, para a concessão do título de Professor Emérito da ESALQ. O anúncio foi feito pelo diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, dia 30 de outubro, no gabinete da Diretoria. A indicação do nome do professor João Lúcio foi aprovada por unanimidade dos presentes (69 votos favoráveis), durante a reunião da Congregação realizada em 24 de outubro. O cerimonial de entrega do diploma aconteceu durante reunião ordinária da Congregação da ESALQ, em 12 de dezembro, na própria sala da Congregação. Saiba mais.

Novembro

DOW-USP 2013 premiou três acadêmicas da ESALQ
O Prêmio Dow-USP de Inovação em Sustentabilidade, que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento internacional da Universidade de São Paulo (USP) por meio da valorização e divulgação dos trabalhos de ponta em sustentabilidade, premiou cinco estudantes. Dois deles receberam o prêmio de primeiro e segundo lugares, e outros três menção honrosa. Dos cinco galardões, três ficaram para a ESALQ.

Maria Juliana Calderan Rodrigues foi a detentora do primeiro lugar com o trabalho ‘Proteome Characterizacion of sugarcane primary cell wall’. Em sua tese, realizada no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Genética e Melhoramento de Plantas, encontram-se informações para auxiliar o uso da parede celular vegetal a partir do bagaço da cana para produção de etanol celulósico. A orientação foi do professor Carlos Alberto Labate, do Departamento de Genética (LGN).

Para Bruna Durante Batista coube Menção Honrosa pelo trabalho também realizado no PPG em Genética e Melhoramento de Plantas ‘Promoção de crescimento em milho (Zea mays L.) por rizobactérias associadas à cultura do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis)’. Bruna encontrou uma alternativa promissora para melhorar a produtividade e reduzir o uso de fertilizantes minerais nas culturas, prática agrícola que provoca danos ambientais e prejuízos econômicos. A orientação foi da Aline Aparecida Pizzirani Kleiner, do LGN.

Mariana Regina Durigan também recebeu Menção Honrosa pela dissertação ‘Mudanças nos estoques de carbono e nitrogênio do solo em função da conversão do uso da terra no Pará’, realizada no PPG em Solos e Nutrição de Plantas. A pesquisa se refere à atividade de mudança do uso da terra na Amazônia, ação que vem sendo apontada como principal fonte de CO2 para a atmosfera em função das emissões de Carbono e Nitrogênio provenientes do solo. Mariana foi orientada por Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, docente do Departamento de Ciência dos Solos (LSO).

A cerimônia de entrega aconteceu dia 29 de novembro, às 14h, no Auditório Francisco Romeu Landi, na Escola Politécnica, na Cidade Universitária. Saiba mais.

Pesquisa sobre podridão floral do citros rendeu menção honrosa
O pesquisador João Paulo Rodrigues Marques elaborou, em seu doutorado em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, trabalho voltado para a Podridão Floral do Citros (PFC). Intitulado “Ultrastructural Changes In The Sweet Orange Petals Epidermis Infected With Colletotrichum acutatum”, a tese rendeu a Marques Menção Honrosa pela participação no Prêmio Painel da área de Botânica-Biológicas, no Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, ocorrido em outubro, em Minas Gerais. O projeto, realizado entre 2008 e 2012, no Laboratório de Anatomia Vegetal, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), orientado pela professora Beatriz Appezzato da Glória (LCB), em parceria com a Fundecitrus (Araraquara - SP), envolveu os professores Marcel Bellato Spózito, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), e Lilian Amorim, do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN). Saiba mais.

Premiado o trabalho sobre cachaça envelhecida em toneis de madeiras brasileiras
Para analisar o perfil químico de cachaças envelhecidas em toneis de madeiras brasileiras, foi realizado por Aline Marques Bortoletto e Lethicia Suzigan Cornianino, no Laboratório de Tecnologia em Qualidade Química de Bebidas, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), a pesquisa “Sugar Cane Spirit Blended with Different Tropical Wood and Oak”, que identificou os congêneres e marcadores de maturação do envelhecimento em bebidas alcoólicas por cromatografia líquida de alta eficiência: coniferaldeído, vanilina, ácido vanilico, sinalpaldeiro, siringaldeido e ácido siringico, ácido gálico, furfural e 5-hidroximetilfurfural. Inscrito na 10.ª edição do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos (SLACA), ocorrido entre 04 e 06 de novembro, em Campinas (SP), o trabalho, que teve a orientação do professor André Ricardo Alcarde, conquistou o 2.º lugar. Saiba mais.

Mapeamento digital que auxilia no manejo de florestas foi premiado pela Olimpíada USP do conhecimento
Um trabalho desenvolvido no Departamento de Ciências Florestais (LCF), iniciado em 2012, recebeu medalha de prata na 1.ª edição da Olimpíada USP do Conhecimento. O anúncio foi feito dia 13 de novembro, e a premiação é fruto das pesquisas realizadas pela equipe orientada pelo professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do LCF. Intitulado “Avaliação de métodos de geração de modelos digitais de elevação”, o trabalho teve como objetivo gerar um modelo digital para representar a topografia de um terreno cultivado com eucalipto, no município de Itatinga – SP. Integram a equipe os alunos de graduação Alex Fernando Mendes, Fabrício Tadeu Rodrigues de Oliveira, Ítalo Ramos Cegatta, Pedro Henrique Lopes Ferreira, Poliana Santos, o mestrando em Recursos Florestais André Gracioso Peres da Silva, os doutorandos em Recursos Florestais Eric Bastos Görgens, Julianne de Castro Oliveira e Paulo Guilherme Molin, além do funcionário do LCF, Jefferson Lordello Polizel. Saiba mais.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (05/12/2013)

Boletim 03