Música na ESALQ: Recital de Piano e Canto (25 de setembro de 2014)

Recital de Piano e Canto ocorrerá no dia 25 de setembro de 2014, às 17h45, no Salão Nobre - Ed. Central (Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ/Acom)

O próximo encontro do "Música na ESALQ" acontecerá em 25 de setembro de 2014,quinta-feira, às 17h45, no Salão Nobre do Edifício Central da ESALQ, com a apresentação do Recital - Piano e Canto, composto por Marcos Vinícius Vieira  (piano) e Marcela Rahal (canto).

Os dois artistas que se apresentarão são alunos premiados em concurso da USP/ECA, que tem como parte da premiação a apresentação no "Música na ESALQ". Marcos e Marcela se inscreveram no III Concurso Jovens Solistas CMU & OCAM, iniciativa do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade que visa incentivar a busca pela excelência na performance musical. Em sua terceira edição, o concurso foi aberto para os alunos de instrumento e canto dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Unidade. Julgados por banca formada por professores da USP, os dois vencedores realizarão concertos como solista frente a Orquestra de Câmara da ECA. Além disso, os candidatos vencedores dos prêmios Melhor Pianista Colaborador (Marcos Vinicius Vieira) e Menção Honrosa (cantora Marcela Rahal) foram agraciados com um concerto no projeto "Música na ESALQ", apresentação agendada para o próximo dia 25.

Sobre os artistas

Marcos Vinícius Vieira iniciou seus estudos de piano aos 13 anos de idade na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) - antiga Universidade Livre de Música, concluindo seus estudos em 2012. Em 2011, ingressou na ECA sob a orientação do pianista Eduardo Monteiro. Atualmente, está no quarto ano de bacharelado em piano, sob orientação da pianista Luciana Sayure.

Marcela Rahal (mezzo soprano) iniciou seus estudos na Universidade do Sagrado Coração no curso de Licenciatura em Ed. Musical. Em 2010, ingressou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí no curso de Canto Lírico, onde foi orientada pelos professores Marcos Baldini e Suely Freitas. Em 2012, ingressou no curso de arte e canto lírico na USP, sob orientação de Francisco Campos e Ricardo Ballestero. Em 2013, ingressou no Opera Studio da Emesp, sob orientação de Mauro Wrona e Laura de Souza.

Projeto "Música na ESALQ"

O Campus da USP em Piracicaba lançou  o Projeto “Música na ESALQ”  em abril de 2013. Essas apresentações mensais, que têm valorizado o Salão Nobre da ESALQ como espaço cultural e artístico, têm como proposta: formação de plateia universitária, integração da comunidade interna e externa ao Campus e valorização e divulgação de artistas através das apresentações musicais. Além disso, o Projeto divulga a música de concerto, criando um espaço para compartilhar momentos e intercâmbios artístico-musicais. O próximo encontro ocorrerá em 30 de outubro de 2014.