Lançamento do Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável: 18 de setembro de 2014

O Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável é uma competição destinada a fomentar o desenvolvimento de tecnologias que conciliem os desafios de aumentar a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, de intensificar a sustentabilidade. Para estimular a formação de Start Ups no setor, o projeto oferecerá prêmios no valor de 55 mil reais distribuídos entre os jovens vencedores, que estejam cursando a graduação ou a pós-graduação.

Quatro instituições acadêmicas participam do projeto: a ESALQ, a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na etapa 2014, serão escolhidas as melhores ideias de cada uma das quatro universidades - ESALQ, UFMG, UFla e UFV. Os alunos de graduação e de pós-graduação selecionados serão levados à Brasília para o evento de premiação final, em 25 de novembro de 2014, oportunidade que receberão os respectivos prêmios: 1.º colocado, 30 mil reais; 2.º colocado, 15 mil reais; 3.º e 4.º colocados, 5 mil reais.

O lançamento desta iniciativa ocorrerá na ESALQ (a entrada é gratuita | não é necessário fazer inscrição) e poderá ser acompanhado por estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como por docentes do Campus "Luiz de Queiroz":
Data: 18 de setembro de 2014
Local: Pavilhão de Economia e Sociologia - sala BM&FBovespa
Programação:
- abertura: prof. José Vicente Caixeta Filho, diretor da ESALQ
- 15h: palestra "Imagem da Agricultura junto à opinião pública urbana", com o jornalista Fernando Barros, gerente executivo do Fórum do Futuro
- 15h30: palestra "Pós-graduação em Ciências Agrárias: o caminho para o futuro", com o prof. Luís Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de Pós-graduação ESALQ
- 16h:  "Diálogo entre ciência e sociedade", com o prof. Evaldo Vilela, membro da Academia Brasileira de Ciências
- 16h30: perguntas

Inscrições para o Prêmio: poderão ser feitas por estudantes de graduação e de pós-graduação das instituições acadêmicas participantes, e estarão abertas a partir do dia 29 de setembro de 2014, por meio do site do evento: www.premionovostalentos.com.br.

Dúvidas e outras informações: na ESALQ, os estudantes podem entrar em contato com o prof. Luiz Gustavo Nussio, do Departamento de Zootecnia (LZT) da Escola, pelo e-mail nussio@usp.br

O Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável é uma promoção do Instituto Fórum do Futuro, com patrocínio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Patrocínio Master é da empresa John Deere, de máquinas e implementos agrícolas, com apoio da Superintendência de Agricultura da Caixa Econômica Federal (CEF) e da “Campo – Companhia de Promoção Agrícola”.

Fonte: dados do release do jornalista Fernando Barros, gerente executivo do Fórum do Futuro.