ESALQ gradua Classe de 2013

Cortejo da Sessão Solene (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

A Sessão Solene de Colação de Grau da Classe de 2013 da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) acontecerá em 17 de janeiro de 2014, às 18h30, no Gramado Central de ESALQ. A Classe é composta pela 110ª Turma de Engenheirandos Agrônomos; 39ª Turma de Engenheirandos Florestais; 13ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas; 9ª Turma de Bacharelandos em Ciências dos Alimentos; 9ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental; 8ª Turma de Bacharelandos e Licenciandos em Ciências Biológicas e Licenciandos em Ciências Agrárias. O acontecimento terá como mestre de cerimônias o professor Paulo César Sentelhas, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da ESALQ.

O sarau de abertura estará a cargo da Pirajazz Band Experimental, sob direção de Marco Antonio de Abreu Moraes. Logo em seguida, ocorrerá a entrada do cortejo universitário composto por 145 formandos de Engenharia Agronômica, 25 de Engenharia Florestal, 38 de Ciências Econômicas, 12 de Ciências dos Alimentos, 20 de Ciências Biológicas, 30 de Gestão Ambiental e 20 licenciandos em Ciências Agrárias, os quais terão como paraninfo o deputado federal e professor licenciado do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ, Antonio Carlos de Mendes Thame.

Os patronos serão Ricardo Dell Aquila Mussa, CEO da Radar Propriedades Agrícolas S.A., para o curso de Engenharia Agronômica; Luiz Ernesto George Barrichelo, professor sênior do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ, para Engenharia Florestal; Paulo Fernando Cidade de Araújo, professor sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ,  para Ciências Econômicas; Marília Oetterer, professora titular do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da ESALQ, para Ciências dos Alimentos; Édis Milaré, fundador da Milaré Advogados, para Gestão Ambiental; e Tsai Siu Mui, professora titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), para Ciências Biológicas.

O diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, fará a abertura da Sessão Solene. Em seguida, será executado o Hino Nacional Brasileiro. Na seqüência, os primeiros alunos colocados nas turmas serão contemplados com prêmios da instituição. São eles: Luana de Paula e Silva (Ciências Biológicas), Mariana Cerca (Gestão Ambiental), Renata Cristina Casemiro (Ciências dos Alimentos), Willian Eduardo Bendinelli (Ciências Econômicas), Renata Siqueira Mello (Engenharia Florestal) e Caroline Palma Ucella (Engenharia Agronômica). Vale destacar que estes mesmos alunos farão os juramentos de suas respectivas turmas. A sessão prosseguirá com as homenagens aos professores e funcionários da ESALQ.

A diplomanda Camila Cristina da Silva (Ciências Econômicas) será a oradora da Classe 2013, enquanto Fernando Seixas, prefeito do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e professor do Departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ, será o orador dos homenageados da noite.

A cerimônia continuará com o juramento das turmas e chamada dos formandos para colação de grau, seguida do discurso do paraninfo. Para finalizar, acontecerá a declamação da Ode à ESALQ pelos formandos Marcelo Chamie Houmsi (Engenharia Agronômica) e Rafael Augusto Tapetti (Ciências Econômicas), e a execução do Hino da ESALQ pelos formandos liderados por Cintia Pinotti e Sônia Falci Dechen. Em seguida, será realizado o encerramento da Sessão Solene de Colação de Grau pelo diretor da ESALQ e ocorrerá a saída do cortejo universitário.

Professores e funcionários homenageados
Engenharia Agronômica

Professores: Evaristo Marzabal Neves e José Otávio Machado Menten
Funcionários: Éder de Araújo Cintra e Romeu Aparecido Rocha