Seminário - Projeto PIMADS “Piso de Madeira Sustentável”: pré-inscrição até 15 de outubro de 2014

Em outubro, ocorrerá na ESALQ o Seminário - Projeto PIMADS (Piso de Madeira Sustentável), com os seguintes objetivos:
- apresentar as principais atividades e resultados obtidos com a realização do projeto PIMADS;
- integrar e promover discussões sobre o tema entre academia, instituições de pesquisa e empresas da área;
- identificar potenciais novos estudos e projetos que possam ser desenvolvidos.

Data: 23 de outubro de 2014 (quinta-feira)
Horário: manhã e tarde
Local: Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais (LCF) 

A entrada é gratuita, porém, é obrigatória a pré-inscrição junto à Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM), até 15 de outubro de 2014 (vagas limitadas) - enviar nome completo e instituição/empresa para secretaria@anpm.org.br. A realização deste evento é da ESALQ - Depto. de Ciências Florestais (LCF), ANPM e da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO).

Sobre o projeto
O projeto Piso de Madeira Sustentável (PIMADS), também denominado “Modelo Sustentável para a Cadeia Produtiva Brasileira de Pisos de Madeira”, teve início em 2011 e abrange todos os segmentos produtivos relacionados a pisos de madeira. 

O projeto, que tem como proposta envolver a sustentabilidade dos recursos florestais bem como aumentar a eficiência na sua utilização, teve como ações: maior utilização de espécies de árvores comerciais e das espécies menos utilizadas atualmente, aumentando a eficiência da gestão florestal; melhoria do processo de secagem e produção, agregando valor e qualidade aos produtos; redução e melhoria na utilização dos resíduos; desenvolvimento de normas técnicas e elaboração do Programa de Certificação de Qualidade; e treinamento para funcionários de empresas florestais. 

A execução do projeto é da ANPM, com recursos fornecidos pela ITTO e contou com a colaboração dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de Meio Ambiente (MMA) e das Relações Exteriores (MRE); Universidade de Brasília (UNB), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade de São Paulo (USP) - por meio da ESALQ - LCF, que tem como um dos coordenadores o docente Ivaldo P. Jankowsky (LCF).

Informações: www.anpm.org.br / www.pimads.org / (19)3402-2166.

Boletim 42