Lançamento do livro: Biologia e Fisiologia de Peixes Neotropicais de Água Doce

O livro Biologia e Fisiologia de Peixes Neotropicais de Água Doce, organizado pelos profs. Bernardo Baldisserotto (UFSM, Sta. Maria, RS), José Eurico Possebon Cyrino (USP/ESALQ, Departamento de Zootecnia - LZT) e Elizabeth Criscuolo Urbinati (CAUNESP, Jaboticabal, SP), que reúne textos de 36 autores de 17 instituições  nacionais,  teve seu lançamento durante o Simpósio da Sociedade Brasileira de Aquicultura (AquaCiência 2014), realizado em setembro, em Foz do Iguaçu, PR.

Em 327 páginas, a publicação aborda temas importantes da biologia e fisiologia de peixes neotropicais de água doce que fundamentam estudos de ictiologia e da piscicultura: conhecimentos sobre  a filogenia e a classificação dos peixes neotropicais; aspectos básicos da anatomia de teleósteos e elasmobrânquios; morfologia, desenvolvimento e crescimento muscular; sistema cardiovascular; respiração e adaptações respiratórias; nutrição e aspectos funcionais da digestão de peixes; reprodução e embriogênese; diversidade genética e adaptação dos peixes neotropicais a efeitos ambientais, bem como sobre o uso de peixes transgênicos em estudos fisiológicos; definições básicas sobre comportamento e bem-estar e suas aplicações nos peixes; o estresse e sua relação com o sistema imune em peixes; a bioeletricidade - eletrorecepção e emissão de descargas elétricas pelos peixes - e sua importânica; pigmentação e mecanismos relacionados com a mudança de cor; regulação osmótica e iônica nos diferentes tipos de água doce; a reprodução dos peixes: gametogênese e o eixo hipotálamo-hipófise-gônadas e biologia e conservação de espermatozóides.

O livro é um lançamento da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP) da Unesp - Campus Jaboticabal. Informações sobre aquisição podem ser obtidas em: http://www.funep.org.br > Livraria/Editora > Lançamentos e promoções. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo endereço eletrônico contato@funep.org.br, ou ainda pelo telefone (16) 3209.1300.