Secretarias estaduais de Agricultura e do Meio Ambiente transferiram gabinetes para a ESALQ

scola assinou protocolo que prevê auxílio na inscrição de pequenos produtores no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo (Crédito: Gerhard Waller - ESALQ/Acom)

Como parte da programação da 57.ª Semana Luiz de Queiroz, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu, na manhã desta terça-feira, 7 de outubro de 2014, dois secretários estaduais.  Após ato solene de hasteamento de bandeiras em frente ao Edifício Central, os secretários Mônika Bergamaschi (Agricultura) e Rubens Naman Rizek Júnior (Meio Ambiente) transferiram seus respectivos gabinetes para a Sala do Centenário, localizada no 1.º andar do Edifício Central da ESALQ, onde cumpriram suas agendas durante o dia e participaram de reuniões agendadas com dirigentes da ESALQ e com lideranças locais. Na oportunidade, o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, deu as boas vindas aos secretários lembrando da importância da realização de trabalhos integrados entre a ESALQ e o poder público. “É fundamental essa aproximação com o governo do Estado, particularmente com as duas secretarias aqui representadas pelos titulares das pastas, Mônika Bergamaschi e Rubens Rizek, no sentido de realizarmos ações em sinergia para que possamos assim galgar passos em prol de um desenvolvimento sustentável”.

Também presente no evento, o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, citou a união das forças como responsável pela inspiração em realizar projetos de qualidade. “Ações em parceria nos mostram que não construímos uma sociedade justa, solidária e fraternal sem o conjunto das instâncias municipais, estaduais e federal. Mais ainda, a prefeitura de Piracicaba encontra sólido respaldo na ESALQ em vários trabalhos que temos realizado em sintonia”.

Ao declarar a transferência de seu gabinete para a Escola, Mônika Bergamaschi agradeceu a receptividade e lembrou que as atividades da sua pasta estão ligadas à ESALQ. “Desde que assumi o cargo em 2011 faço questão de estar na Semana Luiz de Queiroz. Tanto a ESALQ, como a Secretaria do Meio Ambiente, hoje também aqui representada, são parceiras da Secretaria de Agricultura e assim devem continuar para que juntas possamos viabilizar um desenvolvimento econômico e social sustentável para a sociedade paulista”. Segundo Mônika Bergamaschi, a transferência oficial do gabinete ocorre em duas ocasiões, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, e na Semana Luiz de Queiroz, na ESALQ.

Protocolo de intenções – Na sequência, ocorreu o ato de assinatura do Protocolo de Intenções que celebram entre si, o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, e a ESALQ para celebração de parceria no âmbito do Projeto de Fomento à Regularização Ambiental dos Pequenos Produtores (PFRA). Assinaram o documento o diretor da ESALQ e Rubens Naman Rizek Junior. Em sua fala, o secretário Rubens Rizek lembrou da contribuição dos egressos nas atividades da sua pasta. “É uma honra estar na ESALQ, pois parte da responsabilidade e da excelência técnica da nossa secretaria é oferecida por esta instituição, por meio dos egressos que lá trabalham e todos em cargos de chefia, merecidamente”.

Sobre o protocolo assinado, o secretário destacou a importância da aproximação com grupos da ESALQ. “Será fundamental que os núcleos da Escola nos ajudem a promover a regularização para que os pequenos produtores fiquem em paz com essa documentação e possam efetivamente cuidar da produção e do meio ambiente porque quem cuida do meio ambiente é o proprietário rural e ele precisa de todo apoio”.

Em síntese, o documento prevê auxílio na inscrição no Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo (SICAR-SP). A partir de uma agenda de capacitação, grupos de extensão da ESALQ atuantes nas áreas de Extensão Rural, Desenvolvimento Rural Sustentável, Recuperação de áreas Degradadas, Restauração Florestal, e questões que se inserem no contexto ambiental indicarão práticas de conservação do solo e água a serem adotadas para a mitigação dos eventuais impactos das atividades realizadas nas áreas rurais consolidadas. Prevê ainda a orientação técnica para a elaboração e implantação de projetos de restauração ecológica, visando ao cumprimento das obrigações previstas na Lei Federal n.º 12.651/2012.

Na parte da tarde, a Semana Luiz de Queiroz continua com a palestra preparada para a ocasião pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O palestrante, Luiz Cornacchioni, diretor executivo da Abag, abordará o tema “Por um agronegócio sustentável”.

A realização da 57.ª Semana Luiz de Queiroz é da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq).

Texto: Caio Albuquerque (07/10/2014)