O Poder do Copywriting é tema do Boletim MarkEsalq

No século XIX, nos EUA, surgiram os primeiros jornais impressos. A partir daí, as empresas passaram a ver o jornal como uma ferramenta para vender seus produtos e serviços e, por isso, a publicidade passou a ser ainda mais massiva. Foi então, que os redatores publicitários-profissionais que tinham como função escrever as notícias para os jornais, começaram a fazer a função de um copywriter, ou seja, passaram a escrever os anúncios pensando em como vender e não somente para informar ou entreter.

Mas, afinal, o que é copywriting? Essa questão está inserida na nova edição do MarkEsalq, que versa sobre o tema “O Poder do Copywriting”. A publicação destaca que o copywriting é uma técnica para escrever textos com fins publicitários ou outras formas de marketing com o intuito de aumentar a autoridade da marca e influenciar o seu público alvo. Enfim, ela é utilizada para convencer uma pessoa a comprar um produto ou até para fazer a empresa ficar mais popular para o seu público.

Essa técnica de escrever pode ser utilizada para criar qualquer formato de conteúdo, como outdoors, folhetos, anúncios em revistas ou jornais, roteiros para comerciais de rádio ou televisão, slogans, postagens em mídias sociais, entre outras.

Além de descrever os profissionais que utilizam o copywriting, a edição destaca as técnicas utilizadas para persuadir os clientes a comprarem os produtos por meio de comandos como reciprocidade, prova social, afeição ou afinidade, autoridade, coerência, urgência, exclusividade e outros.

Essas e outras questões podem ser vistas no Boletim MarkEsalq de fevereiro de 2023.  Confira!

Para acessar todos os boletins MarkEsalq, clique aqui.

 

MarkEsalq – O Boletim MarkEsalq é uma publicação periódica do grupo de pesquisa e extensão em Marketing e Gestão, o MarkEsalq, que foi criado em 2011 na Esalq/USP e que tem como missão gerar e disseminar conhecimento sobre marketing e gestão a seus membros e a sociedade como um todo. É coordenado pela acadêmica Pryscilla Silva, tendo como jornalista responsável a Mariana Vizoto e como editores os professores Eduardo Eugenio Spers e Hermes Moretti Ribeiro da Silva. A edição e editoração é realizada pela empresa Moretti Design.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 06.02.2023

Edição 463