Uso racional de água no Campus USP "Luiz de Queiroz"

(Imagens: Anderson Ferrante Gil - PUSP-LQ | Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ-Acom)

O consumo de água no Campus USP "Luiz de Queiroz" é de 1 milhão de litros de água tratada e 300 mil litros de água “bruta” por dia. A precipitação registrada em outubro, pela Estação Meteorológica automática do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), atingiu até hoje o montante de 17,5 mm, sendo que em outubro de 2013 as chuvas totalizaram 148,7 mm, uma redução de 88%.

O consumo de produtos para o tratamento de água tem aumentado consideravelmente, assim como a dificuldade da sua captação. Portanto, a situação é crítica e imprescindível a adoção de medidas que reduzam drasticamente o consumo desse bem precioso, assim como o encaminhamento de sugestões que possam ser implementadas a curtíssimo, médio e longo prazo.

A título de exemplo, a Guarda Universitária diminuiu a lavagem das viaturas reduzindo o consumo mensal de água em 83% e a Seção de Parques e Jardins cortou pela metade a frequência de utilização do caminhão-pipa na irrigação de áreas jardinadas no campus, além de programar a substituição de algumas plantas por outras espécies menos dependentes de água.

Colabore, aja e envie suas sugestões para: pusp.lq@usp.br.

Boletim 47