Perfil do consumidor brasileiro quanto ao bem-estar de animais de produção

Perfil do consumidor brasileiro quanto ao bem-estar de animais de produção é tema da tese de doutorado de Patrycia Sato, estudante do Programa de Pós-graduação (PPG) em Engenharia de Sistemas Agrícolas, sob orientação do prof. Iran José Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Escola. O levantamento quantitativo em diferentes regiões do País, por meio de questionário eletrônico que ficará disponível até 13 de dezembro de 2014faz parte de uma das etapas desse trabalho, que tem como objetivo avaliar a percepção do consumidor de produtos de origem animal (POA) no Brasil quanto ao bem-estar de animais de produção.

Os dados serão analisados individualmente em percentagem por estatística descritiva do programa Excel®. Serão correlacionados os resultados de acordo com o grau de escolaridade, classe social e região do Brasil.

Para preencher o formulário, acesse:

Sobre o questionário eletrônico:
Cada participante será classificado de acordo com o sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda familiar mensal e região do País. A primeira pergunta está relacionada à frequência do consumo de POA. A entrevista com pessoas que declaram não consumir nenhum desses produtos é interrompida, visto que não fazem parte do grupo de amostra alvo da pesquisa.

Em seguida, será obtida a opinião a respeito de senciência dos animais de produção e do grau de importância do tema para a sociedade como um todo. Posteriormente, a opinião sobre qual(is) espécies sofrem mais no sistema agropecuário, e será questionado o nível de conhecimento do entrevistado quanto às atuais condições de criação e tratamento das várias espécies e categorias de animais de produção, assim como a sua opinião do quanto devem ser melhoradas e quem deveria ser o(s) responsável(s) pela promoção do Bem-Estar Animal (BEA).

Além disso, comentará se gostaria de ser informado sobre as condições de criação desses animais e qual(is) as melhores formas para obter tais informações.  Após, será indagado se as condições de vida dos animais poderiam ser promovidas com o consumo de produtos certificados em BEA, se esses são encontrados nos pontos de comércio que o entrevistado frequenta, e até quanto ele pagaria a mais por esses produtos.

Informações adicionais podem ser obtidas com Patrycia Sato, pelo e-mail patryciasato@usp.br