Ceap oferece certificação a docentes e pesquisadores que querem regularizar projetos

A Comissão de Ética Ambiental na Pesquisa (Ceap) da ESALQ tem como objetivo realizar treinamentos para professores e alunos da universidade, bem como avaliar projetos que podem apresentar riscos ao meio ambiente ou à saúde humana devido à liberação de resíduos químicos. Para tanto, oferece ao docente a possibilidade de certificação para fazer pesquisas em conformidade com as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os crimes ambientais, e de acordo com as boas práticas de gerenciamento de resíduos.

O professor do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), Cláudio Lima Aguiar, é presidente da Ceap. Segundo ele, toda instituição que tem atividades que causam impactos ambientais devem ter uma comissão como essa. “Nós oferecemos um mecanismo mais fácil aos pesquisadores para estarem de acordo com as normas e orientamos as pessoas envolvidas para não gerarem nenhum impacto nocivo ao ambiente”, explicou.

Aguiar contou que existem três tipos de certificação para se adequar às normas: de projetos que não geram resíduos, o parecer individual para docente ou pesquisador para projetos ainda não certificados e projetos que declaradamente geram resíduos. Os formulários para certificação estão disponíveis no site da comissão (www.esalq.usp.br/etica_ambiental).

A previsão para avaliação dos trabalhos, de acordo com o presidente da comissão, é de dois a três meses e a duração da certificação é de três anos.  Como requisito, é necessário que, ao menos, 70% da equipe envolvida no projeto participe dos treinamentos, oferecidos semestralmente. Se não conseguir alcançar esse número, a equipe pode solicitar o serviço por meio do telefone (19) 3429-4150. O último treinamento foi realizado no início de outubro e teve cerca de 150 participantes.

Texto: Alessandra Postali – Estagiária de Jornalismo
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar