Música na ESALQ: Nazareth & Chopin - Cecília Bellato (27 de novembro de 2014)

Apresentação da pianista Cecília Bellato encerrará a edição 2014 do Música na ESALQ (Foto: Divulgação | Layout crédito: Sérgio Amstalden - ESALQ-Acom)

Para o encerramento da série “Música na ESALQ” de 2014, na última semana de novembro, ocorrerá recital com a pianista Cecília Bellato, que apresentará músicas de Frédéric Chopin, compositor que traz nas suas obras, principalmente, nas mazurcas e polonaises, grande  influência do folclore polonês, e  Ernesto Nazareth, com obras  extremamente pianísticas que, por muitas vezes, retrataram o ambiente musical das serestas e choros,  fazendo-o revelador da alma brasileira.

O programa dessa apresentação será:

• F. F. Chopin (1810- 1849): Fantasia Improviso op.66; Noturno op. 9 n.º 2; Valsa op. 64 n.º 1; Mazurka op. 7 n.º 1; Prelúdio op. 28 n.º 15; Valsa op. 64 n.º 2; Polonaise op. 40 n.º 1.
  • E. Nazareth  (1863 - 1934): Você bem sabe? (Polka - Lundú); Turbilhão de beijos (Valsa); Ouro sobre azul (Tango); Espalhafatoso (Chôro); Escorregando (Tango);Odeon (Chôro); Brejeiro (Tango); Apanhei-te- Cavaquinho (Chôro).

Cecília Bellato iniciou seus estudos de piano com sua mãe Diva Bellato apresentando-se aos cincos anos como recitalista. Formou-se pelo Conservatório Dramático e Musical de Piracicaba, graduando-se logo após pelo Conservatório Musical "Dr. Carlos de Campos", em Tatuí, SP, e, nesse tempo, bacharelou-se em Ciências Econômicas.

Estudou como pianista com Olga Normanha, Gilberto Tinetti, Stanislaw Smilgin, Luiz Carlos de Moura Castro (EUA), Osvaldo Lacerda, Nilson Lombardi, Eudóxia de Barros (tendo sido sua assistente) e, mais recentemente, Yara Bernete. Participou dos Festivais de Verão e Inverno, vários programas de rádio e TV e do Cultura Inglesa Festival. Solou com as Sinfônicas de Tatuí e de Piracicaba.

Como duo trabalhou em 2011 com cantores, fazendo apresentações no Consulado Alemão e também para o Cônsul da Áustria. Pelo Sesc fez vários trabalhos sendo que em 2011 numa programação especial apresentou  "Os Cem Anos de Nino Rota”, trabalho esse feito no Terminal Intermunicipal de Piracicaba.

Leciona na Empem, tendo vários alunos premiados em concursos. Trabalha com o Projeto "No Mundo do Cinema" no qual apresenta-se junto com os seus alunos, estando já na 10.ª  Edição . Também tem elaborado trilhas sonoras de filmes mudos. Faz parte do " Duo Cantabile " e do conjunto "Ternamente Eclético" formado por professores da Empem.

Música na ESALQ: Nazareth & Chopin - Cecília Bellato (piano)
Data: 27 de novembro de 2014
Local: Edifício Central - Salão Nobre

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da da Escola.