O Instituto de Pesquisas Ambientais oferece uma vaga de projeto pesquisa

O Instituto de Pesquisas Ambientais oferece para o pós doutorado na área de Dendrocronologia uma bolsa de projeto pesquisa em Piracicaba

Principais atribuições da vaga:
O Laboratório de Ecologia e Hidrologia [http://labecologiahidrologia.weebly.com/] do Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo/IPA, Brasil, torna público o processo de seleção para uma (1) vaga para pós-doutorado com bolsa FAPESP em projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Temático “Campos naturais do estado de São Paulo: diagnóstico, manejo e conservação”, Processo: 20/01378-0, vinculado ao Programa BIOTA. O projeto de pesquisa visa selecionar candidato com experiência em dendrocronologia (e suas especialidades, dendroecologia, dendroclimatologia, dendrohidrologia e afins), densitometria por raios X, anatomia do lenho, isótopos estáveis e biomassa e carbono aplicadas no estudo de espécies de plantas pequenas e arbóreas ocorrentes nos Campos Naturais.

A oportunidade visa os cursos:

• Ciências Biológicas;
  • Engenharia Florestal.

Requisitos:

• graduação e doutorado em Engenharia Florestal, Biologia e Ecologia;
  • doutorado há menos de 6 anos, com tese nas áreas do projeto;
  • experiência em atividades em universidades no exterior nas especialidades do projeto e comunicação oral-escrita em português e inglês;
  • aplicação de imagens radiográficas do lenho na avaliação de parâmetros dos anéis de crescimento;
  • aplicação de softwares em dendrocronologia e densitometria de raios X;
  • técnicas de histologia, anatomia e isótopos estáveis nos anéis de crescimento.

Benefícios: A bolsa de pós-doutorado será outorgada por 24 meses, no valor mensal de R$ 9.047,40, com recursos de Reserva Técnica equivalentes a 10% do valor anual da bolsa.
Inscrições: Os documentos em PDF deverão ser anexados no e-mail de inscrição e enviados à Dra. Giselda Durigan (giselda.durigan@gmail.com) com o assunto “candidatura PD Biota Campos”, incluindo: Curriculum Vitae (formato da Súmula Curricular da FAPESP, ver fapesp.br/5266); histórico completo e comprovante de graduação e de conclusão do mestrado e do doutorado; carta de apresentação e intenção à vaga (no máximo 2 páginas, links para CV Lattes, Orcid, Scopus, etc.); e duas cartas de
recomendação acadêmica.
Prazo para inscrições: 25/09/2023