Pós-doutorado em Fitopatologia/Proteção de plantas

O projeto temático “Sustainable citriculture through controlled release of antibacterial compounds from microgel-based formulations” faz parte de uma cooperação bilateral Brasil/Holanda que visa desenvolver formulações para o controle do cancro cítrico.

Este projeto conta com financiamento da FAPESP e da agência Holandesa NWO. Experimentos são conduzidos no Instituto de Biociências de Rio Claro (IBRC), Universidade Estadual Paulista (UNESP), e nas Universidades de Maastricht e Groningen, Holanda. O grupo brasileiro sediado no IBRC dispõe de uma vaga para pós- doutorado com Bolsa FAPESP na área de Fitopatologia/Proteção de plantas. A duração da bolsa é de 2 anos, renováveis por mais 2 anos dependendo do comprometimento e performance do candidato.

O candidato deve ter experiência prévia em estudos de Fisiologia Vegetal,fitopatologia, bacteriologia, fitopatometria, biologia molecular e desenvolvimento de defensivos agrícolas.

Espera-se do candidato selecionado:

1) Avaliar a eficácia de antibacterianos e formulações contra Xanthomonas citri
2) Determinar a potencial fitotoxicidade das formulações desenvolvidas contra plantas indicadoras
3) Acompanhar e interpretar avaliações de toxicidade contra polinizadores e citotoxicidade contra células modelo animais
4) Avaliar o potencial protetivo de citros das formulações contra infecção por X. citri (realizar experimentos em casa-de-vegetação e acompanhar avaliações em campo)
5) Monitorar parâmetros fisiológicos de plantas cítricas expostas às formulações antibacterianas
6) Acompanhar e interpretar experimentos de estabilidade e degradação de componentes marcadores das formulações/defensivos desenvolvidos em solo e partes vegetais
As inscrições serão recebidas de 01/setembro/2023 até 02/outubro/2023.

Pré-requisitos para a vaga:
- Título de doutor em Ciências Biológicas, Bioquímica, Microbiologia/Bacteriologia, Botânica, Fisiologia Vegetal, Ciências Agrárias/Agronomia, Fitopatologia ou áreas correlatas.
- Domínio da língua inglesa (leitura, escrita e falada)
- Disponibilidade para viagens.

Os candidatos devem enviar currículo atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse pela posição com um breve relato de sua experiência e pelo menos uma carta de referência para  rofessor Henrique Ferreira (henrique.ferreira@unesp.br).

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsas de Pós-doutoramento da FAPESP e podem ter direito a auxílio instalação.

Para mais informações consulte http://www.fapesp.br/bolsas/pd

Edição 496