Parceria entre Esalq e Simespi resultam no Boletim de Conjuntura Industrial

(crédito: Denise Guimarães)

Piracicaba aumentou as exportações industriais em cerca de 13% em fevereiro de 2022, com destaque para o segmento de máquinas e equipamentos.

Esse é um dos indicadores publicados na edição de março do Boletim de Conjuntura Industrial, produto gerado mensalmente a partir da parceria entre Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).

No episódio 107 do podcast Estação Esalq, o jornalista Caio Albuquerque entrevista o professor Carlos Eduardo de Freitas Vian, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e coordenador do curso de graduação em Ciências Econômicas da Esalq. Participa também da conversa a gerente do Simespi, Valéria Spers. (ouça aqui).

“A proposta é facilitar o acesso da informação da conjuntura econômica afim de balizar a tomada de decisões por parte dos empresários de um setor proeminente na região e, ao mesmo tempo, é um trabalho importante para os alunos envolvidos nas etapas de coleta e análise dos dados”, comenta o professor Vian.

Valéria Spers aponta que o Simespi procurou a Esalq devido à competência no desenvolvimento de pesquisas e também porque o Simespi necessitava gerar dados como subsídios aos executivos. “Temos dois braços nesse projeto, um é o boletim que já está disponível e outro será a pesquisa salarial, que está em andamento e dará o indicativo para uma política que possa gerar competitividade e valorização dos funcionários”.

Ouça aqui o podcast.

O Boletim de Conjuntura Industrial está disponível no site do Simespi e pode ser acessado clicando aqui .

Caio Albuquerque | Mtb 30356 | 12/4/2022

Edição 421