Na manhã da terça-feira dia 28 de fevereiro, um grande e diverso grupo formado por representantes da Esalq e de empresas e entidades parceiras se reuniu para dar início a atividade de plantio experimental de espécies nativas junto ao córrego Monte Olimpo.
A proposta é promover a restauração florestal em uma área de aproximadamente 6 ha, localizada às margens do córrego, dentro das dependências do campus Luiz de Queiroz. A atividade faz parte, também, do projeto de recuperação do reservatório localizado na área.
Participam da iniciativa junto com a Esalq entidades como a Hyundai, que patrocina a iniciativa dentro de seu plano global de promoção da redução de emissão de gases do efeito estufa; a ONG The Nature Conservancy (TNC), parceira da Hyuindai e responsável pela promoção da iniciativa em solo brasileiro; o projeto Caminhos da Semente, responsável pela capacitação da equipe na técnica de semeadura direta; a SOS Mata Atlântica, que fornece as mudas; e a Bayer, que formece os herbicidas especiais para o plantio.
A iniciativa conta, ainda, com o apoio das equipes da Estação Experimental de Anhembi, da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, e dos grupos de extensão GADE, GFMO e GEPEM.
Segundo o professor Pedro Brancalion, do LCF/Esalq, graças a essa ampla parceria, a iniciativa de restauração desta área bastante expressiva não gerará quaisquer custos diretos para a Esalq.
Texto: Fabiano Pereira | 1/3/2023