Pesquisa do Gepema/Agrimet é tema da edição de 5 de setembro do programa AgroCultura

AgroCultura - Os impactos das mudanças climáticas na produção brasileira de soja

Para falar sobre ele, o AgroCultura entrevista Evandro Silva, engenheiro agrônomo, doutorando do PPG Engenharia de Sistemas Agrícolas, pesquisador do Grupo de Pesquisa GEPEMA-AGRIMET, da Esalq. Ele é o titular do estudo recém publicado no European Journal of Agronomy, que tem como professor Fabio Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq. O estudo foi conduzido em parceria com pesquisadores do Instituto Federal do Mato Grosso, da Embrapa e da Universidade Federal de Santa Maria. “Conduzimos nove experimentos em várias localidades, com várias cultivares afim de o impacto do clima.

A partir de modelos matemáticos, simulamos as respostas dessas culturas em condições pré-estabelecidas. Nossa intenção foi prever respostas da cultura às estratégias de manejos diversas”, explica o pesquisador. Os cenários estimaram a produção de soja entre 2040 e 2069. “Avaliamos como o clima vai impactar na cultura da soja a partir de vinte modelos climáticos globais desenvolvidos em diversos centros de pesquisas ao redor do mundo”. 

A área sojícola brasileira foi mapeada e os resultados indicam, de forma geral, que haverá uma redução do ciclo da soja em decorrência do aumento da temperatura de 2 ºC em média e diminuição do volume de chuva em torno de entre 4,5 e 7,9%. “Os resultados indicam maior risco de quebra de safra, mas ao mesmo tempo, observamos aumento de produtividade com consumo menor de água pela planta, ou seja, são plantas mais econômicas em termos de consumo hídrico”, aponta Evandro Silva.

A matéria tem produção do jornalista Caio Albuquerque, com reportagem e edição do jornalista Fabiano Pereira.

#esalq #usp #Piracicaba #soja #comoditiesagrícolas

Edição 391