Presença crescente de tecnologias no campo atrai jovens para o agronegócio

Um movimento inverso ao registrado nos últimos anos tem sido assistido no agronegócio brasileiro. Jovens que antes não buscavam oportunidades no campo passaram a se sentir atraídos pelo setor, principalmente pela crescente presença de novas tecnologias nas atividades rurais.

Uma pesquisa divulgada em maio de 2017, pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) indicou que a idade média dos produtores rurais caiu 3,1% nos últimos quatro anos, baixando para 46,5 anos. Os resultados também mostram essa mudança de direção com o aumento da presença de jovens entre 20 e 35 anos, que saltou de 15% para 27% desde a última pesquisa.

“O agro não é mais aquela atividade rústica na qual se acreditava que os filhos tinham que deixar as propriedades para crescer profissionalmente. Essa concepção mudou com o tempo hoje com a tecnologia o setor passou a ser um mercado atraente para os jovens”, afirma Renata Camargo, Show Manager do YAMI - Youth Agribusiness Movement International, primeiro congresso para jovens do agronegócio que será realizado em São Paulo, em outubro.

Seguindo esse movimento de volta dos jovens ao campo, a primeira edição do YAMI - Youth Agribusiness Movement International pretende reunir jovens que atuam no agronegócio ou que se interessam pela área para debater o papel e a importância dessa nova geração no crescimento do setor.

O evento, que será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), vai trazer um momento de reflexão de vida e propósito aos jovens, além de apresentar tendências de mercado e auxiliar na sua entrada no setor, por meio de palestras e debates.

O evento oferece parceria com universidades, entre elas a Esalq, que se interessem em fechar pacotes, com valores diferenciados, para seus estudantes.

O YAMI será realizado simultaneamente ao 4° Congresso das Mulheres do Agronegócio – CNMA. A promoção, organização e realização do CNMA e YAMI são do Transamérica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.

As inscrições podem ser feitas pelo yamimovement.com.br.

O evento firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, MundoCoop, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br.