Professor da Esalq assume a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP

Marcio de Castro Silva Filho (crédito: Marcos Santos)

Na primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, realizada hoje, dia 22 de fevereiro, o Conselho Universitário aprovou as indicações dos quatro novos pró-reitores e dos respectivos pró-reitores adjuntos da Universidade para o biênio 2022-2023.

Marcio de Castro Silva Filho, docente do departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) é o novo pró-reitor de Pós-graduação. As diretrizes de atuação dos novos pró-reitores incluem a continuidade da discussão sobre um novo modelo de pós-graduação que foi proposto à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Um grupo de trabalho deverá ser criado para buscar junto à Capes as ferramentas para sua implementação.

“A Pós-graduação tem estrutura consolidada na USP e, em um mundo em transformação, a USP adquire protagonismo para analisar essas mudanças na sociedade para poder servir de orientação ao sistema nacional de pós-graduação”, comenta o novo pró-reitor.

Segundo Marcio de Castro, a experiência obtida em outras instâncias da pós-graduação servirá de base dessa nova gestão. “Atuei na Capes e no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, conheci realidades diversas, questões de mobilidade envolvendo discentes e docentes, de maneira que isso oferece segurança para seguir nesse momento. A USP está na vanguarda da pós-graduação brasileira e queremos contribuir com esse processo”.

Trajetória – Marcio de Castro Silva Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1984), tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA (1989) e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela University of Louvain (1994), Bélgica. É Professor Titular do Departamento de Genética da Esalq, Pesquisador 1A do CNPq, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética (2018-2020), Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2018), Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP (2016-2021), Membro Titular da CTNBio (2005-2007), Coordenador da área de Ciências Biológicas I da CAPES (2008-2011), Diretor de Relações Internacionais (2011-2012) e Diretor de Programas e Bolsas no País (2012-2016) da CAPES. Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) em 2019. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Plantas, atuando principalmente no seguinte tema: interação planta-inseto-patógeno.

Texto: Caio Albuquerque (24/02/2022)

Edição 415