Professor Humberto de Campos recebe homenagem na Esalq

Sala que atende pós-graduandos em Estatística e Experimentação Agronômica leva o nome de Humberto de Campos (crédito: Gerhard Waller)

Com iniciativa do departamento de Ciências Exatas e do Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o professor Humberto de Campos foi homenageado na tarde de 13 de março de 2020. A partir desta data, a Sala 312 do Pavilhão de Engenharia, leva o nome do docente, diretor da Esalq na gestão 1987-91.

O espaço é o mesmo onde Humberto de Campos atuou durante sua carreira como docente da Esalq e hoje atende mestrandos e doutorandos do programa Estatística e Experimentação Agronômica. Durante o ato de homenagem, o coordenador do programa, professor Idemauro Antonio Rodrigues de Lara, falou sobre o reconhecimento ao professor Humberto. “O objeto da reforma da sala 312 foi o de proporcionar um ambiente agradável para os nossos alunos e também é parte integrante da comemoração dos 55 anos do início do nosso Programa de Pós. Além disso fazemos essa singela homenagem diante do muito que o professor Humberto de Campos contribuiu com a nossa escola”.

Presente na homenagem, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, destacou a trajetória de Humberto de Campos. “Tive a honra de ter aulas com o professor Humberto e me lembro da sua didática e sabedoria. Ele é um modelo de pessoa, admirado pelos alunos, grande gestor, pioneiro na pós-graduação, que extrapolou sua competência além da Esalq, tendo ocupado até a o cargo de prefeito de Piracicaba. A Esalq agradece às contribuições do docente à instituição e à sociedade”.

Em sua fala de agradecimento, o homenageado reforçou as boas lembranças guardadas do período na Escola. “Foi um tempo marcante, tenho comigo as ótimas lembranças das pessoas que trabalhavam conosco e completavam a minha felicidade. Sempre fui tratado de maneira muito carinhosa e essa homenagem me deixa extremamente feliz e agradecido”.

Humberto de Campos – Nasceu em Rio Verde (GO), veio para Piracicaba com 14 anos para estudar no Colégio Piracicabano. Ingressou na Esalq como aluno de Engenharia Agronômica em 1955, formou-se em 1958 e, em 1961 entrou, aos 23 anos, para o corpo docente da Universidade, ocupando a Cadeira 17, do então departamento de Matemática e Estatística, hoje departamento de Ciências Exatas. Na Esalq, foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, criando em 1964, presidente da Comissão de Pós-graduação, chefe do departamento e diretor da Esalq entre 1987-91, sendo o último dirigente a residir na antiga Casa do Diretor (local que hoje hospeda o Museu Luiz de Queiroz). O professor foi Secretário Municipal de Educação (1993-96) e prefeito de Piracicaba (1997-2000). Após esse período voltou a lecionar na pós-graduação e, de 2007-2010, foi diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino. Em 2010, aposentou-se definitivamente das atividades oficiais.

Texto: Caio Albuquerque (17/03/2020)

Edição 315