Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado CAPES/DAAD

Estão abertas as inscrições ao novo edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha CAPES/DAAD, fruto da parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os candidatos poderão escolher entre três modalidades oferecidas pelas duas agências de fomento: Doutorado Pleno, Doutorado Sanduíche e Doutorado Sanduíche com Cotutela. O DAAD oferece, ainda, uma quarta modalidade: Doutorado Sanduíche Curto. Nesse caso, no momento da inscrição a ser feita por meio da plataforma online da CAPES, os interessados devem escolher a modalidade Doutorado Sanduíche.

As candidaturas ao programa de bolsas de doutorado poderão ser submetidas até o dia 20 de dezembro de 2019 (até 17h no horário de Brasília). Os resultados serão divulgados até maio de 2020 e os bolsistas iniciarão suas atividades a partir de outubro do mesmo ano.

Todos os detalhes estão descritos no edital 23/2019, disponível na página do programa no site da CAPES, em que se encontram também o calendário e os anexos do edital. Este documento do DAAD traz um resumo do programa e serve como primeira orientação, mas o edital é o documento mais importante a ser lido pelos candidatos. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio da plataforma online da CAPES.

Mais informações sobre cada modalidade oferecida pelo DAAD podem ser verificadas nos seguintes links:
Doutorado Pleno (Doctoral Programmes in Germany)
Doutorado Sanduíche ou Doutorado Sanduíche com Cotutela – (Bi-nationally Supervised Doctoral Degrees / Cotutelle)
Doutorado Sanduíche Curto (One-Year Grants for Doctoral Candidates)

O DAAD Brasil realizará um seminário online (webinar) sobre o programa de bolsas de doutorado no dia 20/11. Quem pretende prestar a prova onSET Alemão deve verificar as datas e locais do teste neste site.