Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas

A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM IRI/USP) e a CropLife Brasil, oferecem o Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas.

O setor agrícola do Brasil e de outros países da América Latina e Caribe (ALC) desempenha um papel global único na produção de alimentos e no desenvolvimento da agricultura tropical sustentável. A agropecuária é extremamente importante para diversas economias da região, representando entre 5 e 18 por cento do PIB em 20 países da América Latina e Caribe, o que torna o setor fundamental para impulsionar o crescimento econômico, promover o comércio, gerar empregos, aumentar os rendimentos e reduzir a pobreza. Além de seu papel econômico, a agricultura também tem a função de preservar a segurança alimentar e nutricional do mundo, bem como de ser um instrumento na luta contra a degradação ambiental, a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

Considerando as complicações que o mercado de insumos agrícolas gera para os agentes de segurança pública e privada, a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) da USP, em associação com a CROPLIFE BRASIL, oferece o Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas.

O curso tem como objetivo desenvolver os principais conceitos, desafios, boas práticas e soluções para as atividades de patrulhamento ostensivo, fiscalização, identificação, apreensão, manejo, transporte, custódia e destruição de insumos agrícolas ilegais. Ao término do programa, os participantes que o concluírem receberão um certificado da Universidade de São Paulo.

As inscrições já estão abertas e são totalmente gratuitas.

Link para inscrição:
https://uspdigital.usp.br/apolo/inscricaoPublicaFormTurmaListar?codund=8...

Link para mais informações: https://esem.org.br/pt/curso-de-formacao-no-combate-aos-mercados-ilicito...

Tempo de capacitação/carga horária acadêmica: 120 horas

Data de início e fim da capacitação: 15/07/2024 até 23/09/2024

Modalidade de estudo: Online assíncrono

Idioma: Espanhol e Português.

Perfil do postulante: Agentes de segurança pública que trabalham ou estão interessados no tema de insumos agrícolas ilegais, seja no Brasil ou em outros países da América Latina.

Custo de capacitação: Gratuito

Objetivos do programa: O Curso EAD “Programa de Formação no Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas” oferece capacitação profissional contínua a agentes de segurança públicos e privados brasileiros e latino-americanos que atuam em regiões onde se produzem, circulam e vendem insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o egresso esteja mais qualificado para atuar no reconhecimento, apreensão, manipulação, fiscalização e investigação desses produtos, assim como conhecer as técnicas, procedimentos e riscos associados à manipulação para proteger a saúde e segurança física dos profissionais.

Grade curricular: (em anexo)

Vagas disponíveis: 2.000 vagas

Edição 532