Programa oferece bolsas de apoio para estudantes da Esalq

Patricia Barbosa Nascimento e Vinicius Altafim são graduandos da Esalq (crédito: Gerhard Waller)

Vinicius Altafim tem 19 anos, veio de Ilha Solteira (SP) e, em 2022, ingressou no curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). No primeiro semestre, teve que trabalhar para garantir seu sustento em Piracicaba. “Foi a maneira que eu encontrei para me manter na Esalq, mas isso tirava um pouco meu foco dos estudos”. No segundo semestre daquele ano, Altafim foi um dos contemplados do Programa de Permanência Universitária “Valdomiro Shigueru Miyada. A iniciativa é coordenada pela Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e oferece bolsas de permanência de R$400.00 por um ano. “Com a bolsa eu abandonei o trabalho e pude me dedicar mais aos estudos e, consequentemente, meu desempenho melhorou”.

Outra contemplada com a bolsa da Adealq é Patrícia Barbosa Nascimento, estudante de Gestão Ambiental. Ela também ingressou na Esalq em 2022 e sua família reside em Campinas (SP). Na Esalq ela é moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU) e contou como tem sido útil o auxílio da bolsa de permanência. “Agradeço muito aos sócios da Adealq que permitiram a oferta dessa bolsa. O dinheiro que eu ganho com a bolsa já me ajudou em muitos gastos do dia-a-dia como medicamentos, produtos de higiene e limpeza e o material escolar desse início de ano”.

Mérito acadêmico

O programa de permanência foi instituído pela Adealq em 2016 e contempla auxílio financeiro a alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Esalq. Foi batizado com o nome de Valdomiro Shigueru Miyada em homenagem ao docente aposentado que lançou a ideia quando ainda era presidente da Associação, na década de 1980. “Fiz meu PhD nos EUA e a associação dos ex-alunos de lá sempre concedia bolsas aos alunos ingressantes e outros com alguma necessidade financeira. Então lancei essa ideia aqui, mas na época foi muito difícil articular essas doações. Agora fico muito satisfeito em ver que essa nova gestão conseguiu concretizar a iniciativa”.

O processo de seleção e concessão do auxílio segue critérios acadêmicos e socioeconômicos. A seleção é realizada pelo Serviço de Promoção Social e Apoio Estudantil/Divisão de Atendimento à Comunidade da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz”.

Para o biênio 2022/23, a Adealq concedeu 60 bolsas. Para estar entre os contemplados, no entanto, o estudante deve ter 80% de aprovação nas disciplinas cursadas no semestre anterior. Como trata-se de um auxílio de permanência estudantil, muitos ingressantes são contemplados e o aluno deverá apresentar relatório de atividade acadêmica no final de cada semestre.

Marcelo Luiz Marino Santos (F91) é o atual presidente da Adealq. Para ele, essa ação é uma forma dos ex alunos contribuírem com a permanência dos atuais alunos Esalq. “A nossa comunidade Esalqueana é muito orgulhosa e grata dos tempos que passamos na Esalq. Sabemos que a convivência aqui constrói um excelente profissional para sociedade. Queremos que os nossos futuros colegas, que tenham dificuldade em se manter aqui, tenham esta oportunidade e aproveitem”.

Para viabilizar a concessão das bolsas, a Adealq faz a captação dos recursos com parte dos seus 800 sócios mantenedores. Para as bolsas distribuídas em 2022, a Associação contou com apoio de pessoas físicas, além de doações de turmas de egressos, empresas e repúblicas estudantis. Para o próximo edital, que deverá ser publicado em maio, a meta da Associação é distribuir 80 benefícios, número que coincidirá com o aniversário de 80 anos da entidade. Além disso, o valor do benefício será reajustado para R$ 500,00. “Para o período de julho de 2023 a junho de 2024 vamos incrementar o valor para R$ 500 por mês e por bolsa, assim acompanhando os reajustes de outras bolsas organizadas pela USP. Aumentaremos graças ao apoio dos patrocinadores, apoiadores e aos Sócios Mantenedores da Adealq que contribuem para a viabilidade destas bolsas”, complementa o presidente.

Mais informações de como contribuir com a projeto, acesse https://www.adealq.org.br/bolsas-de-estudo .

Texto: Caio Albuquerque (11/4/2023)

Edição 472