Projeto aproxima docentes da Esalq e University of Nebraska

Representantes da Esalq e de Nebraska estiveram reunidos no Edifício Central (crédito: Gerhard Waller)

Na última segunda-feira, 6/11, representantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da University of Nebraska – Lincoln, Institute of Agriculture and Natural Resources, College of Engineering, Biological Systems Engineering, estiveram reunidos a fim de promover um encontro de cooperação.

A proposta visa promover uma cooperação internacional mais estreita entre as instituições, em consonância com o impulso de internacionalização da USP e da Universidade de Nebraska-Lincoln. “A colaboração envolve tópicos de pesquisa e seminários, além de aulas para alunos de graduação e pós-graduação”, disse a professora Késia Oliveira da Silva Miranda, do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq.

Késia explica que a aproximação entre Esalq e University of Nebraska – Lincoln, neste caso, trata-se de um projeto de cooperação científica aprovado pelo edital – SPRINT/FAPESP. A docente da Esalq coordena as ações do projeto do Brasil e, no lado norte americano, a responsável é a professora Tami Brown-Brandl. “O projeto aborda o tema “Intercâmbio internacional para o desenvolvimento de soluções aplicadas a zootecnia de precisão”.

Na Esalq, acompanharam a professora Tami, cinco alunos sob sua orientação, sendo um pós-doc, dois doutorandos e dois mestrandos, oriundos da Índia, Nepal e Bangladesh. Nesse primeiro encontro foram propostas tecnologias e soluções aplicadas à Zootecnia de Precisão, com apresentação de soluções e resultados de pesquisas realizadas pelos grupos de pesquisa GBAZP/Esalq/USP (sob a responsabilidade da professora Késia) e Animal Management Innovation LAB UNL-Lincoln (sob a responsabilidade da professora Tami).

“Essa parceria entre diferentes níveis de ensino e pesquisa está sendo muito valiosa para troca de conhecimentos e aprimoramento de pesquisas. A continuação das pesquisas em andamento e a exploração de novas pesquisas são passos importantes para promover a inovação e o avanço na Zootecnia de Precisão. Esperamos que essa colaboração possa continuar e que traga benefícios para ambas as instituições envolvidas, contribuindo para o progresso nessa área de estudo”, finaliza a docente da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (8/11/2023)

Edição 502