Projeto Arboreto Luiz de Queiroz inicia campanha de financiamento coletivo para viabilizar ações

Evandra Bussolo Barbin, Durval Dourado Neto, Paula Arigoni, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, Tsai Siu Mui, José Lavres Junior, Leandro Luis Lavandosque (Crédito: Gerhard Waller)

Lançado na última quarta-feira, 21, com o plantio de uma árvore nativa de Jaracatiá, o Arboreto Luiz de Queiroz inicia uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o projeto de revitalização e aprimoramento do centenário parque da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), focado na coleção única e diversa de árvores mantidas no campus. “Estamos falando de um projeto inovador e ao mesmo tempo agregador. Depois de mais de dois anos idealizando, damos início a essa campanha permanente de doações que contribuirá para a manutenção de algo que já é tão belo há mais de 120 anos. Acreditamos no forte envolvimento da comunidade e de outras instituições, somando-se à participação do poder público”, destacou um dos idealizadores e professor no Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, durante o ato simbólico de lançamento realizado na Alameda Principal do Campus USP Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP).

O evento reuniu representantes e parceiros da iniciativa, além de professores e alunos da Esalq/USP. O plantio foi realizado pelo estudante piracicabano de engenharia agronômica Leandro Luís Lavandosque, 19, um dos vencedores do Prêmio Capes Talento Universitário 2022. “É uma honra representar os alunos de graduação da Esalq no lançamento do Arboreto, um projeto com todo potencial para melhorar ainda mais a estrutura do nosso parque, presente nas nossas vidas tanto na parte de vivência como educacional, nos dando a oportunidade de conhecermos diversas plantas e espécies. Além de contribuir com a qualidade do ensino, é uma iniciativa muito importante para trazer mais próximos de nós a comunidade externa e os ex-alunos”, disse Leandro, que também recebeu menção honrosa nas duas etapas do 29º Siicusp (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) de 2021.

O diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, reforçou a importância da iniciativa para a preservação ambiental. Este lançamento no Dia da Árvore simboliza o que a gente tem defendido ao longo das duas cátedras Luiz de Queiroz, que é a tese do impacto mínimo no setor agrícola. O Arboreto é, portanto, um grande projeto para mostrar, principalmente para a sociedade, a importância da preservação e valorizarmos os setores em que atuamos”, afirmou.

Pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), parceira institucional da iniciativa, participou do lançamento a gerente de Produtos, Paula Arigoni. “Aqui represento tanto a diretoria, dentro da missão institucional da Fundação de apoiar a Esalq nas mais diversas frentes, como todas as pessoas da equipe que contribuíram para concretizar esse projeto. É uma campanha que começa hoje com esse marco simbólico, inspirada pelo sentimento de gratidão que a Esalq desperta nas pessoas que têm nela uma casa.”

O Arboreto conta, ainda, com o apoio da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Esalq).

CAMPANHA – Desenvolvida na modalidade de captação de recursos por meio do financiamento coletivo – também conhecido como crowdfunding – a campanha do Arboreto acontecerá de forma contínua e transparente, com os investimentos ocorrendo por etapas de acordo com os valores arrecadados, segundo o professor Estraviz. As doações para o projeto podem ser feitas em qualquer valor pelo site: fealq.org.br/arboretoluizdequeiroz.

Entre as ações previstas, estão melhorias, atualizações e enriquecimento das árvores mantidas numa área de mais de 200 hectares do Campus USP Luiz de Queiroz – que engloba a Esalq e o Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) –, transformando o parque em um jardim botânico de espécies brasileiras. Para isso, será resgatada a proposta original de 1905, do paisagista belga Arsênio Puttemans. O Arboreto também prevê a construção de um centro de vivência e visitação, com o intuito de ampliar experiências educativas e de lazer a céu aberto para a comunidade externa à universidade.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) e Paola Garcia Miori (MTb 49146) / 22.09.2022

Edição 445