Projeto de Minimização de Resíduos do Restaurante Universitário

Durante o mês de Janeiro de 2024 foram realizadas as pesagens de sobras de alimentos nas bandejas dos usuários do Restaurante Universitário (RU), a fim de monitorar o desperdício de alimentos.

Nos dias analisados, em Janeiro, o movimento diário médio foi de 388 usuários e o desperdício, em média, foi de 54 gramas por usuário do RU.  O desperdício per capita supera o já alcançado em pesagens anteriores, que foi de 18 gramas.

A  quantidade total de resíduos de alimentos gerados no mês foi de 845,8 quilos. Esse valor representa a quantidade total de desperdício das bandejas recolhidas, considerando os dias que continham cascas e ossos, os quais não são contabilizados na geração da quantidade média de desperdício por usuário.

É de grande importância que os usuários do RU desenvolvam a consciência e o compromisso para evitar a geração de resíduos. Gostaríamos de ressaltar que neste novo contrato os pratos principais, guarnições e sobremesas são porcionados uma única vez , e o arroz branco e integral, feijão, saladas, pão e suco são À VONTADE, podendo se servir quantas vezes desejar.

As equipes do USP Recicla e da Seção Técnica de Alimentação da PUSP-LQ, esperam que futuramente os resultados possam ser melhorados até a erradicação do desperdício.

Dentre os impactos do desperdício de alimentos podemos citar: uso intensivo e impactos no solo, nos recursos hídricos e na fauna, poluição por resíduos, emissões de gases de efeito estufa entre outros, que impactam negativamente o ambiente  e a sua biodiversidade.

Confira os dados de desperdício médio per capita obtidos no ano de 2023:

Jan - 70 gramas

Fev - 72 gramas

Mar - Troca de empresa (sem dados)

Abril - 53 gramas

Maio - 62 gramas

Jun - 69 gramas

Jul - 76 gramas

Ago - 75 gramas

Set - Troca de empresa (sem dados)

Out - Troca de empresa (sem dados)

Nov - 68 gramas

Dez - 65 gramas

Sirva-se apenas do que for consumir e, caso não sacie sua fome é permitido repetir, exceto o prato principal.

Edição 516