Projeto Map-Pira é tema de palestra no próximo dia 9

No próximo dia 9 de junho de 2022, o professor José Alexandre Melo Demattê, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), preferirá a palestra "Map-Pira: Dados disponibilizados gratuitamente para o setor agrícola do município e região". A iniciativa ocorre on-line a partir da Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Piracicaba. O tema é voltado para agricultores, professores, pesquisadores, alunos, gestores públicos, setores de geoprocessamento dos municípios.

O projeto Map-Pira trata da disponibilização de dados sobre solos da região de Piracicaba, contendo também os municípios de Rio das Pedras, Iracemápolis, Charqueada, Saltinho, Capivari, Mombuca e Rafard. “Os produtos disponibilizados têm aplicação direta a agricultores, extensionistas, alunos, professores, consultores, empresas, indústrias e políticas públicas”, comenta o docente. Foi concebido em 1990 quando o profesor Demattê conheceu a primeira carta de series de solos do Brasil, realizada pelo Prof. Guido Ranzani e colegas (1966) do Departamento de Ciência do Solo da Esalq, e outra do Instituto Agronômico de Campinas (Oliveira e Prado, 1989, IAC), quadrícula de Piracicaba, esta também uma das primeiras de nível semi-detalhado do Brasil. Desde então foram gerados mapas de teor de argila, carbono, matéria orgânica, mineralogia, risco de erosão, potencial de armazenamento de agua, imagens de satélite, fotos aéreas de diversas datas. “Todas estas informações hoje estão disponíveis ao público para atender seus objetivos. Em especial, todo município abrangido terá hoje a oportunidade de melhorar a gestão da área agrícola e ambiental. Trata-se de um projeto único em todo o Brasil”, aponta o docente.

A palestra ocorrerá das 15h às 17h, será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba. Os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por e-mail e/ou WhatsApp.

Inscreva-se clicando aqui.

Edição 425