PRPG e Aucani lançam nova edição do Programa Internacional Future17

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), em parceria com a AUCANI, anunciam a quarta edição do programa internacional Future17. Trata-se de uma iniciativa global oferecida pela University of Exeter e pela Quacquarelli Symonds Limited (QS) no Reino Unido e pelas principais universidades internacionais projetadas para apoiar docentes e discentes de pós-graduação a desenvolverem as habilidades necessárias para enfrentar, de forma colaborativa e criativa, os desafios globais do século XXI.

As(os) alunas(os) e mentoras(es) aprovadas(os) pela USP trabalharão com profissionais de todo o mundo para criarem soluções inovadoras para problemas reais, associados a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O Future17 permitirá também que as(os) participantes colaborem com docentes (mentores e mentoras) e alunas(os) de um consórcio de universidades parceiras globais em equipes internacionais, interdisciplinares e multiculturais para enfrentar desafios por meio de projetos definidos por SDG Challenge Partners (empresas, instituições de caridade, governos, ONGs etc.). As universidades parceiras da University of Exeter no Future17 são a Universidade de São Paulo (Brasil), a Universidade de Stellenbosch (África do Sul), a Universidade Chinesa de Hong Kong (Hong Kong, China), Universidade de Auckland (Nova Zelândia), Universidade do Cairo (Egito) e a LUISS Universitá (Itália).

Mais informações do Programa estão disponíveis em:

Poderão participar do Programa Future17:

a) Alunas(os) regularmente matriculadas(os) no 1o ou 2o ano dos cursos de doutorado da USP e que não estiverem participando do estágio PAE no segundo semestre de 2023.
b) Docentes USP, orientadoras(es) credenciadas(os) em um PPG ativo, podem se inscrever como mentoras(es) do Programa Future17.

As(os) docentes e discentes interessadas(os) deverão preencher as informações disponíveis no link: https://forms.gle/WLKxg2waBPaLQkhk7 e submeter um vídeo de até 1 minuto, em inglês, mencionando sua motivação para participar no Programa Future17. O formulário deve ser preenchido até 17/08/23 às 12h00. Mentoras(es) que participaram da 3a Edição (março a maio de 2023), e que desejem participar desta edição, poderão se inscrever novamente.

Para se candidatar, tanto docentes quanto alunas(os) devem enviar obrigatoriamente a cópia preenchida do formulário de inscrição para a respectiva CPG à qual pertencem até 17/08/2023, às 18h00. As CPGs serão responsáveis por receber as inscrições das(os) interessadas(os) e realizar a seleção. Cada CPG poderá selecionar até 1 (um) docente e 2 (dois) discentes para participarem do programa. O link para o formulário de indicações será disponibilizado exclusivamente às CPGs. As CPGs têm como prazo limite para realizar as indicações o dia 24/08/2022, até às 12h. Neste processo de seleção, a PRPG formará uma comissão que avaliará as respostas dos formulários e os vídeos enviados para selecionar até 10 docentes (mentoras e/ou mentores) e 30 alunas(os)  indicadas(os) pelas CPGs.

As atividades somente poderão ser convertidas em créditos especiais caso o Future17 conste no regulamento específico do Programa de Pós-graduação da(o) aluna(o). A PRPG irá conferir uma bolsa PAE Sustentabilidade, composta por 3 mensalidades, às(aos) alunas(os) selecionadas(os), as(os) quais devem atender às regras do Programa PAE disponíveis nas portarias GR 3.588 de 10 de maio de 2005 (alterada pelas Portarias 4.391 de 03 de setembro de 2009 e 4.601 de 19 de novembro de 2009) e encaminhar à PRPG relatório mensal com as atividades realizadas para a continuidade da bolsa. As(os) docentes mentoras(es) receberão um Auxílio Mobilidade Individual, no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), pago em parcela única e disponível para utilização até setembro de 2024. Os recursos concedidos às(aos) mentoras(es) deverão seguir as regras de execução orçamentária da USP.

As(os) alunas(os) que já tenham recebido auxílio financeiro do PAE por 4 vezes, seja qual for a modalidade, poderão realizar o Future 17 somente na condição de voluntariado.

O curso envolve atividades remotas ao longo de 12 semanas, ministradas inteiramente em inglês, iniciando em setembro de 2023. É imprescindível ter ao menos o nível B1 Intermediário da língua inglesa para acompanhar as atividades do programa (mais informações sobre o que se espera do nível B1 no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas QECR – Common European Framework of Reference for Languages – CEFR – https://europa.eu/europass/en/document-library). Saiba mais sobre o conteúdo do programa aqui.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos adicionais, por favor, entre em contato por meio do e-mail prpg@usp.br ou ao telefone 11 3091 3266 com Lucilene Zanateli.

Edição 490