Rankings internacionais confirmam liderança global da ESALQ em Ciências Agrárias

Divulgação

A publicação de dois rankings internacionais destaca a posição de liderança mundial da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) na área de Ciências Agrárias. Na semana passada, a U.S. News and World Report classificou a Universidade de São Paulo em 5º lugar no mundo em Ciências Agrárias, em uma avaliação que apontou as 97 principais instituições de ensino superior em Ciências Agrárias. De acordo com o ranking, as atividades consideradas nesta área incluem horticultura, ciências dos alimentos e nutrição, produtos lácteos e agronomia. (Confira o ranking da US News)

“A divulgação recente da posição destacada da USP e da ESALQ em rankings internacionais qualificados, confirma a visibilidade institucional e que a busca por excelência continuará como prioritária em nosso plano de metas”, declarou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio.

Fundada em 1933 como jornal semanal, a U.S. News and World Report, com sede nos Estados Unidos, também produz oBest Global Universities, que classifica as 750 melhores universidades do mundo. Neste ranking geral das universidades, que considera 10 indicadores que medem o desempenho da pesquisa acadêmica e suas reputações globais e regionais, a USP obteve a 117ª posição entre as melhores instituições de nível superior do mundo e a primeira na América Latina.

Segundo o presidente da Comissão de Pesquisa da ESALQ, professor Francisco Mourão, a posição de destaque da USP nos rankings internacionais relacionados a Ciências Agrárias é mais um reconhecimento da excelência desta Universidade, em especial da própria ESALQ, na atuação na formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa de alto nível nesta área. “Sem dúvida, a alta capacitação do corpo docente e de seus servidores não docentes, em associação com o desenvolvimento de projetos envolvendo forte atuação de alunos de Pós-Graduação e de grupos de pesquisa no exterior, têm resultado em maior visibilidade internacional nos anos recentes”.

Taiwan – Outra listagem recém divulgada foi o National Taiwan University Ranking, publicado desde 2007 e que tem sua metodologia de avaliação focada na performance de publicações científicas. As instituições são classificadas a partir avaliação de dados extraídos do Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI). Em Ciências Agrárias, a USP subiu uma posição em relação a 2014 e hoje encontra-se na 6ª colocação no geral e 3ª entre as instituições do continente americano (Norte e América Latina). (confira o NTU Ranking)

Para o presidente da Comissão de Cultura e Extensão da ESALQ, professor Pedro Valentin Marques, estar entre as 10 melhores escolas de Agricultura e Agrárias é sem dúvida uma grande honra e motivo de orgulho para nossa a instituição. “Nossos alunos estão muito bem preparados para a vida pessoal e profissional, estamos sempre oferecendo o melhor ensino e as melhores oportunidades de formação técnica e humana com estudos no Brasil e intercâmbios no exterior”.

ESALQ em números – Fundada em 1901, a ESALQ já formou 14.361 profissionais na graduação e titulou 8.753 mestres e doutores. Oferece sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental) e 16 programas de pós-graduação. A ESALQ está configurada em 12 departamentos e possui 130 laboratórios. Atualmente, a ESALQ possui cerca de 2.000 alunos da graduação e 1.150 na pós-graduação, 246 professores e 520 técnicos administrativos.

Texto: Caio Albuquerque (13/10/2015)